
A Secretária Municipal de Indústria e Comércio em Muzambinho,
Luzia Poscidônio (foto), prestou importantes esclarecimentos sobre o programa Minas Fácil no município. Também destacou o funcionamento do SENAC e projeto que será implantado de costura industrial.
O Minas Fácil é um projeto do governo de Minas Gerais que fica sob a responsabilidade da JUCEMG – Junta Comercial do Estado de Minas Gerais. O projeto visa facilitar a abertura de empresas, tirando muitas pessoas da informalidade. No ano passado, através do deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB), a administração conseguiu implantar no município o posto de atendimento da Junta Comercial. Porém, restava solucionar a parte burocrática. O contador era obrigado a se dirigir até a Receita Estadual, Receita Federal, prefeitura e Junta Comercial. Através de contatos diretos com a presidente da JUCEMG, Ângela Maria Prata, foi possível implantar o Minas Fácil em Muzambinho. A documentação de manifestação de interesse foi apresentada, sendo devidamente aprovada e o município vai receber o Minas Fácil.
O projeto proporciona um atendimento simplificado e integrado com todos os órgãos, facilitando e agilizando o processo de abertura de uma empresa. Se antes o tempo de abertura de uma empresa era de até 6 meses, com o Minas Fácil este prazo será reduzido para 9 dias. Numa primeira etapa, o projeto estuda a viabilidade do empreendimento no município. Diante da resposta positiva, é feito o cadastro sincronizado da Receita Federal, encaminhando o projeto ao Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Com a autorização e guias de arrecadação, a documentação será encaminhada à Junta Comercial, que estuda a documentação e fornece a autorização real. “Em nove dias, o cidadão obtém a autorização com inscrição estadual, CNPJ, alvará provisório ou definitivo e inscrição municipal”, explicou a secretária.
O projeto em Muzambinho estará atendendo também outras cidades da região como Monte Belo, Cabo Verde, Nova Resende e São Pedro da União. A expectativa é que o programa esteja funcionando em Muzambinho num prazo de 40 dias. O município terá custo apenas com mobiliário e cessão de uma funcionária, sendo que esta já atua na Junta Comercial.
NOVAS INDÚSTRIAS E EMPRESAS LOCAIS Na última edição, o prefeito Sérgio Paoliello (PSDB) revelou a possibilidade de Muzambinho contar com uma nova empresa, gerando em torno de 300 empregos diretos. Luzia confirmou a possibilidade, esclarecendo que a documentação esta sendo analisada, bem como a viabilidade do projeto para o município.
A secretária acrescentou que o município constantemente recebe pedidos de terrenos por parte de empresas interessadas na instalação de indústrias ou ampliação de seus empreendimentos. Os pedidos são analisados com cuidado, principalmente quando o pedido é feito por empresas de outras cidades. É preciso observar as questões burocráticas e legais em diversos aspectos. Até porque o objetivo principal é a geração de novos empregos para os muzambinhenses.
Luzia destacou ainda a valorização das empresas já consolidadas no município. Hoje, muitas empresas locais tem dificuldade com a falta de espaço, o que impossibilita a sua plena atividade ou expansão dos trabalhos. A falta do espaço adequado atinge, por exemplo, as empresas Mauro Marceneiro e Pedras Pirâmides.
Neste sentido, a administração esta estudando a situação de terrenos doados no distrito industrial para empresas que não cumpriram as normas estabelecidas. O processo é lento e esta sendo analisado com todo o critério necessário. Através do departamento jurídico da prefeitura, a retomada dos terrenos doados anteriormente poderá acontecer, atendendo assim outras empresas que realmente desenvolvem suas atividades de forma efetiva no município.
PREFEITO CONSEGUE PERMANÊNCIA DO SENACHá alguns meses, o escritório do SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, esteve na iminência de ser fechado em Muzambinho. Isto porque a população não estava aproveitando os cursos gratuitos oferecidos, com o órgão apenas ministrando cursos de cabeleireiro e manicura. Porém, durante reunião com a secretaria e diretores do SENAC, o prefeito Sérgio Paoliello telefonou a Belo Horizonte, imediatamente conseguindo a autorização para que órgão permanecesse em Muzambinho. A partir de então, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio passou a cuidar diretamente do SENAC. Através de reunião, foram solicitados os cursos de garçom, vendedor e auxiliar administrativo. Esta sendo concluído o primeiro curso de vendas, com uma turma de 40 alunos. Já estão abertas as inscrições para o curso de auxiliar administrativo. O próximo curso a ser ministrado é o de cuidador de idosos. Portanto, o SENAC esta voltando a trabalhar com outros cursos. Mais informações sobre os cursos e inscrições podem ser obtidas através do telefone (35) 3571-3871.
CURSO DE COSTURA INDUSTRIALA administração municipal esta promovendo uma ampla reforma no prédio antigo da prefeitura/câmara, na Rua Carlos Prado, centro da cidade. O objetivo é implantar um salão de costura industrial. O projeto, que integra o Plano de Desenvolvimento Local (PSL), através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, possibilitará a implantação de máquinas de costura industrial, formando mão-de-obra de costureiras industriais. A prefeitura vai colocar entre 10 e 15 máquinas e, através de parceria com o SENAC e SEBRAE, implantar cursos gratuitos ou a custo mínimo aos interessados. A expectativa é que o projeto seja implantado até o início do próximo ano.