Publicado em 02/10/2013 e atualizado em 04/10/2013 - geral - Da Redação
No dia 07 de novembro, Muzambinho vai receber o projeto Ministério Público Itinerante. A iniciativa foi apresentada às autoridades do município, professores e convidados nesta semana através do representante Dr. Rolando Carabolante.
Falando com exclusividade à Folha Regional, Dr. Rolando explicou que o projeto tem por iniciativa aproximar o Promotor de Justiça e o cidadão. Até porque é sabido que atualmente o cidadão enfrenta dificuldade de acesso aos poderes constituídos, bem como ao leque de serviços disponíveis à sociedade.
O projeto MP Itinerante coloca o Promotor de Justiça em praça pública fazendo o atendimento individualizado ao cidadão. Ou seja, todo e qualquer cidadão terá acesso ao Promotor de Justiça através de uma entrevista pessoal na tentativa de esclarecer, solucionar ou encaminhar o seu problema.
Na visão da autoridade, aproximando o cidadão e o Promotor de Justiça é possível solucionar muitos problemas de uma forma mais facilitada e rápida. Entende que o Ministério Público tem deixado a postura “demandista”, adotando uma nova postura no sentido de realmente solucionar o problema apresentado pelo cidadão. Ou seja, o MP tem aprendido a sentar à mesa, conversar e discutir na busca de uma solução mais prática e próxima daquilo que o cidadão espera. “A aproximação entre as partes é uma oportunidade do cidadão contar com o serviço e do Promotor ser mais participativo nas questões que atingem o cidadão”, falou.
EM MUZAMBINHO - No dia 07 de novembro, das 9 às 17 horas, a Promotora de Justiça estará em praça pública atendendo o cidadão de Muzambinho e Juruaia em toda e qualquer demanda que seja afeta à área de atuação do Ministério Público. Poderão ser colocadas questões envolvendo a família, idoso, deficientes, crianças, meio ambiente, patrimônio público, saúde e outras. Portanto, a Promotora estará prestando atendimento, esclarecimento ou encaminhamento. Além disso, serão ministradas algumas palestras, direcionadas principalmente ao público jovem (crianças e adolescentes) e alunos das escolas estaduais e municipais. O objetivo é
envolver toda a comunidade numa ampla prestação de serviço ao cidadão através de campanhas de vacinação e escovação, teste de glicemia, emissão de documentos de identidade e CPF. Enfim, todo aquele serviço que o município oferece será disponibilizado em praça público facilitando o acesso pelo cidadão.
Dr. Rolando aproveitou para esclarecer que, normalmente, a Promotoria de Justiça de Muzambinho atende de segunda a sexta-feira, sempre com as portas abertas, sendo acessível a todo e qualquer cidadão.
Em Muzambinho, será encerrado o ano de trabalho do Ministério Público Itinerante. A cidade foi escolhida por uma questão estratégica, depois de realização em Alpinópolis e Carmo do Rio Claro. Dr. Rolando aproveitou para valorizar o trabalho desenvolvido pela Promotora Dra. Gisele Stela Martins Araújo. Depois, o evento somente será realizado mais uma vez, na cidade de Monte Formoso (na região do Vale do Jequitinhonha).
MP X EXECUTIVO - O Ministério Público interfere com excesso nas questões do Executivo? Respondendo a esta indagação, Dr. Rolando defendeu a interação entre todos os
poderes constituídos. Neste contexto, entende que o MP é um parceiro do Executivo, prática que ocorre também em relação ao Legislativo e Judiciário, bem como em relação a todos os órgãos e organismos da comunidade. “Toda instituição não pode ser parte do problema, mas deve ser parte da solução. Os poderes devem aprender a trabalhar em conjunto e de uma forma harmônica porque a população é o única beneficiada”, falou.
