Morre Olavo Barbosa, o “Rei do Leite”

Publicado em 01/10/2012 - geral - Da Redação

Olavo deixa uma história de empreendedorismo e ações humanitárias

O pecuarista Olavo Barbosa, conhecido como o “Rei do Leite” no Brasil, faleceu aos 89 anos de idade em São Paulo. Ele se sentiu mal na manhã do sábado, 29 de setembro, sendo internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo/SP. Porém, não resistiu e acabou falecendo. Orostrato Olavo Silva Barbosa nasceu em 23 de abril de 1923, filho de Valeriano José da Silva e de Suzana Barbosa. Casou-se com Lenira Faria Barbosa (já falecida) e teve, com ela, os filhos Olavinho, Sílvia Helena, Cristina e Paulo Sérgio (também já falecido).
Olavo Barbosa era considerado o precursor do agronegócio do leite no Brasil e trabalhava na atividade há 70 anos. A fazenda dele era localizada na divisa entre Guaxupé/MG, sua cidade natal, e Tapiratiba/SP, onde eram produzidos 65 mil litros de leite por dia. Era Diretor proprietário das empresas Exportadora de Café Guaxupé, Leite Fazenda Bela Vista e de várias fazendas de café e gado de leite.
Em dezembro de 2010, a revista Globo Rural fez uma reportagem de capa com o pecuarista que tinha acabado de ganhar o prêmio “Balde de Ouro”, concedido ao maior e melhor produtor de leite do país.
O renomado pecuarista construiu uma história pautada por muita luta e sucesso pleno, o que lhe atribuiu o título de “Rei do Gado”. Respeitado pelo seu tino para o empreendedorismo nato. Outro destaque é marca Leite Fazenda Bela Vista Tipo A, comercializado em larga escala. Junto a isto, fez história na cafeicultura, tendo fundado a Exportadora de Café, que deu origem a outros empreendimentos, como fazendas e outras mais.
Humanitário, Olavo Barbosa conquistou o respeito e a admiração da comunidade em função da quantidade de obras sociais, as quais tiveram fundamental influência positiva na vida social de muitos guaxupeanos. O poderio, no entanto, contrastava com o estilo simples e reto de ser, tendo Olavo Barbosa sido responsável por construir uma das mais bem sucedidas histórias de Guaxupé.
O sepultamento do empresário Olavo Barbosa ocorreu no domingo, 30 de setembro, às 15h, no Cemitério da Saudade, em Guaxupé. O seu corpo chegou em Guaxupé por volta das 22 horas do sábado, 29, quando foi levado à capela do Lar São Vicente, onde foi realizado o velório. O cortejo foi seguido por extensa filas de carros, com ênfase ao caminhão que conduziu as centenas de homenagens, traduzidas em coroas de flores. Muito sentida, a partida de Olavo atraiu pessoas de diferentes classes sociais, da cidade de Guaxupé e região. Embora bastante reservado, o velório foi aberto ao público durante todo o tempo, o que viabilizou o “adeus” de amigos, funcionários e ex-empregados das empresas criadas por Olavo, assim como muitos admiradores de sua personalidade simples, porém bastante vitoriosa.