
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Carlos Mosconi (PSDB), e o secretário de Estado de Saúde (SES), Antônio Jorge de Souza Marques, conheceram as instalações da nova fábrica de produtos biológicos da Fundação Ezequiel Dias (Funed). A unidade vai produzir medicamentos contra a Meningite, hepatite e insuficiência renal. A visita ocorreu no dia 12 de julho.
A construção deve terminar no fim deste ano. O início da produção está previsto para 2014. A nova fábrica, que possui 4.200 m2 de área, terá cerca de 60 funcionários e contou com um investimento de R$ 32 milhões para custeio da obra e outros R$ 13,5 milhões para equipamentos.

De acordo com o deputado Mosconi, a nova fábrica é mais um passo do governo de Minas para a criação de um polo produtor de medicamentos no Estado. “Com a nova unidade, Minas Gerais produzirá vários remédios de relevância para a saúde pública, inclusive a fabricação de etapas importantes da vacina contra a Meningite C”, explicou o presidente da Comissão de Saúde da ALMG.
O secretário Antônio Jorge, destacou que, com essa obra, a Funed está deixando um legado extraordinário para Minas. “Isso é uma página da nossa história em biotecnologia. Há poucos anos, a centenária Funed era uma empresa que produzia medicamentos de baixíssimo valor agregado e agora, temos essa revolução vigorosa.”
O presidente da Funed, Augusto Monteiro Guimarães, tem expectativa de ampliar ainda mais o leque da produção. “Há ainda a expectativa de aumentarmos o portfólio de medicamentos, produzindo produtos para tratamento oncológico”, disse.
Unidade. A nova fábrica vai contemplar a produção de biofármacos, como a Eritropoetina recombinante humana (rhEPO), usada principalmente por pacientes com insuficiência renal; e o Interferon alfa 2a recombinante humano (IFNá2a), usado no tratamento da hepatite e soros heterólogos hiperimunes.
Etapas do processo de fabricação da vacina Meningocócica (MenC) conjugada também serão fabricadas na nova unidade. A Funed é o único laboratório fornecedor dessa vacina. Desde 2010, a fundação faz parte do Programa Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.
A Funed foi solicitada pelo Ministério da Saúde para fabricar a vacina Meningocócica para todo o país. Com a obra, a produção que, antes seria de 1 milhão de doses/ano, agora será de 12 milhões/ano.
Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)
Gabinete Parlamentar em Belo Horizonte