Mulheres de Fortaleza de Minas se capacitam em Costura Industrial 

Publicado em 23/06/2014 - geral - Da Redação

Apoiado pela Votorantim Metais, curso visa atender à necessidade de profissionais de confecção em Passos e região

Atentas ao mercado de confecções da região sudoeste de Minas Gerais, 22 mulheres de Fortaleza de Minas concluíram, no início de junho, o curso de Costureiro em Vestuário Industrial. Realizado pela Unidade Fortaleza de Minas da Votorantim Metais, em parceria com o Senai e a Prefeitura da cidade, as aulas foram ministradas em Passos e tiveram duração de três meses. O curso contou com cinco módulos: higiene, saúde e segurança; meio ambiente; manutenção preventiva e ajuste de máquinas de costura; e tecnologia do vestuário. A realização do projeto foi solicitada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio pela Votorantim Metais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de Fortaleza de Minas, bem como criar novas oportunidades de capacitação aos cidadãos da localidade. O Projeto conta com o financiamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), do Governo Federal.

O curso atende às necessidades do polo industrial de confecções do sudoeste de Minas Gerais. Passos conta, atualmente, com cerca de 100 empresas de vestuário e, aproximadamente, 2.700 profissionais registrados de costura industrial. De acordo com o gerente da Associação Passense das Indústrias de Confecção (APICON), Ricardo Andrade, a atualização desse profissional precisa ser constante, devido ao alto avanço tecnológico dos maquinários de confecção. “A demanda para profissionais da área de costura é grande. Empresas de outras cidades, por exemplo, nos procuram para indicarmos e reunirmos grupos de trabalhadores para implantarem unidades na região”, ressalta. Depois de formadas, as alunas serão capazes de montar e costurar todos os tipos de peças, para homens e mulheres, desde vestuário infantil até adulto.

Nascida em Fortaleza de Minas, Lucineide Neto viu no curso uma oportunidade de se profissionalizar. Marinheira de primeira viagem na costura, ela já foi bancária e hoje, desempregada, vislumbra, em um futuro próximo, ter seu próprio negócio de vestuário. “Aprendi muito. Com o curso, terei mais possibilidades de arrumar um emprego e, quem sabe, montar minha própria confecção”, conta. Mãe de dois filhos, Lucineide pensa em investir em outras capacitações relacionadas à costura industrial para ampliar sua qualificação. “Quero começar confeccionando uniformes, por ser mais fácil. Depois de muito treino, conseguirei produzir várias peças”, conclui.

Mulheres Empreendedoras

Em 2013, o projeto Mulheres Empreendedoras, iniciativa da Votorantim Metais e do Instituto Votorantim, capacitou 15 integrantes da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Fortaleza de Minas (Associart) nas áreas administrativas, contábeis e de marketing para qualificação e comercialização dos produtos da instituição.

As atividades foram coordenadas pelos cursos de Moda e Administração da Fundação de Ensino Superior de Passos. O conhecimento adquirido nas atividades possibilitou a Associação a aumentar em 160% a sua receita mensal, e em 129% a renda de suas integrantes, além de ter auxiliado a instituição a reduzir em 75% seus custos operacionais e a elaborar um planejamento para gerar capital de giro.

Sobre a Votorantim Metais

A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A companhia possui dezessete unidades: onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.

Saiba mais em: www.vmetais.com.br.

Fonte: IDeia Comunicação