Publicado em 05/03/2013 - geral - Da Redação
Monica Leonardi, executiva da La Spaziale, é um exemplo de que o mercado cafeeiro pode ser somado a partir de um toque feminino
“Quanto mais pessoas tiverem o conhecimento do que é um bom café, mais seletivo ficará o mercado. Assim, o consumidor é quem ditará o que é realmente de qualidade”, explica.
Até então, o mercado de café não reconhecia o “sexo frágil” como atuante no setor. Foi preciso paixão pelo ramo, agilidade para lidar com situações simultâneas e um projeto inovador para que as mulheres tomassem seu espaço no segmento. Tanto trabalho foi necessário para conquistar espaço e respeito em um mercado majoritariamente masculino. Um dos seus grandes desafios foi palestrar para mais de 500 pessoas em um prestigiado congresso internacional sobre o setor, em que apenas 10% dos presentes eram mulheres.
“A questão é você ganhar a confiabilidade e o respeito no mercado. As mulheres têm conquistado espaço de forma diferente dos homens, porque possuí a sensibilidade muito mais aflorada, e isso é uma vantagem no mundo dos negócios. A facilidade de coordenarmos inúmeras tarefas simultaneamente e com eficiência também é outro diferencial”, explica Leonardi.
O empenho é dedicado à busca pelo expresso perfeito. Nesta procura, Monica quebra paradigmas, exerce a capacidade de liderar e se destaca por sua visão empreendedora. Como mulher, não deseja competir com os homens e sim somar na gestão que envolva a expansão do setor como um todo, suas cadeias produtivas e econômicas.
ASCOM