Muzambinhense ganha medalha inédita na história 

Publicado em 27/10/2014 - geral - Da Redação

Pela primeira vez na história, um piloto muzambinhense é homenageado com a Medalha Santos Dumont. O Major Messias Alan de Magalhães, piloto de helicóptero da Polícia Militar em Belo Horizonte, foi homenageado nesta semana com a nobre condecoração da Medalha Santos Dumont 2014. A honraria foi entregue na presença do governador do Estado de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho.

A cerimônia de entrega foi realizada na segunda-feira (20), na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont (MG). Criada em 1956 para comemorar o primeiro vôo do 14-Bis, a medalha simbolizou o reconhecimento pelo feito de Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação brasileira.

Entre suas missões notórias para o desenvolvimento da aviação no país, o Major Alan foi o único piloto a chegar ao Vale do Rio Doce nas enchentes de 2013-2014, salvando inúmeras pessoas sob uma chuva torrencial. Numa noite chuvosa e sem condições de voo, ele salvou uma mulher em trabalho de parto. Atitude heroica que colocou a própria vida em risco para salvar cidadãos. Bravura acima e além do dever.

A Medalha Santos Dumont se destina a homenagear o mérito cívico de pessoas e entidades que se destaquem por sua contribuição ao desenvolvimento e progresso da aviação do País.

O Major Messias Alan de Magalhães é filho de Vitor Raimundo Magalhães e Maria Aguiar de Magalhães.

Colaborou: Rachel Ribas