Publicado em 22/10/2012 - geral - Da Redação
Formada por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – Campus Itapina, a equipe Elite 2.0 foi a grande campeã da 2ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada pelo IFSULDEMINAS em Muzambinho, no dia 12 de outubro. Além do primeiro lugar na modalidade técnico integrado/concomitante, o estudante Bruno Xavier Rodrigues recebeu o prêmio de melhor aluno da fase presencial. “É gratificante poder estar aqui nesta competição tão grande. É neste momento que vale a pena todo o esforço que fizemos para aprender, o esforço da nossa escola. Quando a gente vê os resultados, sentimos que tudo valeu a pena, as noites que viramos estudando, a dedicação dos professores”, declarou emocionado, logo após receber a premiação.
Para a professora orientadora da equipe, Oscilene Simões Marques, o apoio psicológico e técnico dados aos alunos foi fundamental para o resultado positivo. “Nossa maior preocupação na preparação foi o espírito de competição. Pedimos que eles entrassem para competir sem o anseio de ganhar. São alunos muito disciplinados, comprometidos com o ensino e, mesmo estudando em período integral, sempre dedicaram um horário após o período letivo para estudar”, afirmou.
Os vencedores da OBAP foram conhecidos durante a cerimônia de premiação, realizada na noite do dia 12, no ginásio poliesportivo do Campus Muzambinho, que sediou a fase presencial e final da competição. Na solenidade, estiveram presentes o reitor Sérgio Pedini; o diretor-geral Luiz Carlos Machado Rodrigues; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Bregagnoli; o diretor de Pesquisa e Inovação, Eder Sacconi; e o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa.
“Além de incentivar o espírito de competição, esse evento é muito importante para firmar o ensino da agropecuária no Brasil”, destacou Pedini. Já Luiz Carlos agradeceu a equipe de organização pela dedicação em realizar a OBAP em Muzambinho. “Foi uma honra muito grande sediar o evento, fazer com que pudéssemos ter momentos de avaliar o ensino agropecuário no País. As nossas instalações são simples, mas tenho certeza que todas as pessoas foram tratadas com humanização”.
Marcada por muita expectativa e emoção, o encerramento reuniu as 60 equipes e os cerca de 250 participantes que vieram ao Sul de Minas. Na modalidade subsequente, saiu vitoriosa a equipe do IFGoiano – Campus Iporá. Nesta modalidade, também foram premiados os seis primeiros colocados. Já na categoria técnico integrado/concomitante, receberam medalhas as 15 primeiras equipes. Além disso, foram premiados os cinco melhores alunos e a equipe Os Jogadores, do IFES – Campus Itapina, que venceu o prêmio de melhor proposta de inovação e negócio.
No balanço de medalhas e troféus, receberam mais medalhas as delegações do IFES (sete premiações), IFCatarinense (sete premiações) e IFMG – Campus Bambuí (cinco premiações). Também estiveram em Muzambinho alunos e professores de instituições de Alagoas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rondônia.
A OBAP 2012 contou com o apoio do CNPq, Fapemig, Sebrae-MG, Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudesteMG); além do patrocínio da Cooxupé e Editora UFV.
Texto: Joarle Magalhães