
O programa Farmácia de Minas, do governo do Estado, vai chegar em Muzambinho. O prefeito Sérgio Paoliello assinou, na quinta-feira (14/06), o termo de compromisso com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). O recurso destinado para a construção da unidade e compras de equipamentos será em torno de R$135 mil. Essa conquista foi fonte do trabalho do presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB).
“Muzambinho será beneficiada com um centro de referência de medicamentos, disponibilizados gratuitamente para a população, e com profissionais farmacêuticos qualificados para orientar os pacientes adequadamente.
Isso é uma das maiores conquistas em saúde no município”, comenta Mosconi.
Paolielo também ressalta a importância do programa para a cidade. “Hoje, a nossa farmácia municipal não tem uma estrutura física independente. Ela funciona dentro do ambulatório. Com a construção da unidade do Farmácia de Minas, vamos possibilitar uma organização e maior controle do serviço, além de garantir mais benefício para a população.”
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Otávio Henrique Domingos, a prefeitura já disponibilizou um terreno para a construção da unidade. Será próximo ao ambulatório Dona Itália Franco; do Centro Odontológico Municipal; e do laboratório de análises clínicas. “Com o Farmácia de Minas, vamos criar uma região na cidade, onde a população vai encontrar todos os serviços de saúde”, ressalta o secretário.
Programa. O Farmácia de Minas foi criado, em 2008, pelo governo do Estado. Atualmente, possui 370 unidades espalhadas por Minas Gerais. A SES pretende inaugurar, ainda esse ano, mais 200 unidades. Reconhecido como Plano Estadual de Estruturação da Rede de Assistência Farmacêutica, o Farmácia de Minas consiste na definição de um modelo de assistência farmacêutica no SUS, onde a farmácia é considerada um verdadeiro estabelecimento de saúde e referência de serviços farmacêuticos para a população.