Nepomuceno pede transformação do Cefet em universidade

Publicado em 04/10/2013 - geral - Da Redação

A reivindicação foi feita durante audiência pública da ALMG, na cidade do Sul de Minas, na manhã da quinta-feira (3).

“Queremos universidade, queremos universidade”. Com essas palavras de ordem e com cartazes nas mãos, dezenas de estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) chegaram à audiência pública que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia realizou na cidade de Nepomuceno (Sul de Minas), na manhã da quinta-feira (3/10/13). Essa é a quinta audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) solicitando a transformação do Cefet-MG em uma universidade tecnológica. A reivindicação dos estudantes recebeu o apoio de autoridades locais, políticos e dirigentes da instituição.

Para a diretora do Cefet-MG – Campos Nepomuceno, Juliana Vilela Lourençoni Botega, a transformação em universidade tecnológica será uma grande conquista para o município e região, que vai permitir a formação técnica e superior dos jovens da cidade. “A universidade tecnológica será muito bem vinda”, afirmou. Em sua opinião, o Cefet já é uma universidade de fato, pois existe a estrutura necessária.

Ponto de vista que também foi reforçado pelo vice-diretor do Cefet, Irlen Antônio Gonçalves. Segundo ele, a transformação não é somente vontade de uma instituição e de um governo, mas de muitas pessoas que passaram pelo Cefet ao longo dos seus 104 anos de criação, trabalhando para que se transformasse em universidade. Os alunos do Cefet em Nepomuceno, Thamara Veiga Bella e Isaías Gonçalves Ribeiro, representando aqueles que acompanharam a reunião, também fizeram coro pela transformação do Cefet em universidade.

Em sua fala, o diretor-geral do Cefet-MG, Márcio Silva Basílio, fez um levantamento dos 104 anos de história da instituição. Destacou que a luta por transformar o Cefet em universidade tecnológica não é apenas da instituição, mas do Estado de Minas Gerais, por meio do apoio da ALMG. Disse que esse é um momento importante, pois a ideia está recebendo o apoio da comunidade e dos políticos nos locais onde têm campus do Cefet. “É a partir dessa base que o apoio à causa é construído”, afirmou ao lembrar que o objetivo da luta é para oferecer uma universidade pública, federal, gratuita e de competência.

No entanto, Márcio Silva Basílio disse que o Cefet não irá terminar com os cursos técnicos, que, segundo ele, são parte fundamental e integrante desse projeto. “Com manifestações como hoje vemos que estamos no caminho certo”, disse o diretor-geral do Cefet

Deputados e políticos locais defendem mudança

O autor do requerimento para o debate, deputado Bosco (PTdoB), destacou que o movimento tem o objetivo de apoiar e fortalecer a ideia de transformação o Cefet em universidade, “uma causa que não é somente nossa, mas de Minas Gerais”. Ponderou que a transformação não será um caminho fácil, mas o movimento e as lideranças estão empenhados em convencer e sensibilizar o MEC e a presidente da República.

Ele agradeceu ainda a recepção calorosa dos alunos e disse que o Cefet é uma instituição que tem excelência, tanto pelos seus professores e pela qualidade dos cursos, como também os alunos que foram bem sucedidos no mercado de trabalho. Neste sentido, lembrou que a transformação do Cefet em universidade tecnológica vai ajudar a manter os jovens de Nepomuceno em sua cidade natal.

Opinião essa que foi compartilhada pelo deputado Pompílio Canavez (PT): “Queremos que os filhos de Nepomuceno possam continuar estudando em sua cidade”. O parlamentar se diz estar convencido de que a transformação em universidade tecnológica é o melhor caminho para a cidade e região. “Nós vamos conseguir transformar o Cefet em universidade tecnológica”, conclamou a todos.

O deputado Bosco ainda leu carta do presidente da Comissão de Educação, deputado Duarte Bechir (PSD), que apoia a transformação, mas não pode comparecer em virtude de audiência na mesma data, na ALMG.

Outras frentes de apoio foram dos dirigentes locais. O prefeito de Nepomuceno, Marcos Memento, destacou que a cidade também está nesta luta já que quer uma universidade federal. O presidente da Câmara Municipal de Nepomuceno, vereador Francisco Ricardo Gattini, também apoiou a luta pela transformação do Cefet em universidade tecnologia e se prontificou a ajudar, como homem público.

Já o vice-prefeito de Neopomuceno, José Maria de Oliveira, acredita que esse sonho será realizado, principalmente devido ao apoio da ALMG e dos políticos locais.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA ALMG