
A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que cerca de 220 mil consumidores de 36 municípios do Sul de Minas tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido por cerca de uma hora, no início da tarde da sexta-feira (21/9), em função da queda de uma torre de transmissão, próximo a Poços de Caldas. Há fortes indícios de que a torre teve sua base serrada.
A Cemig solicitou à Polícia Civil a presença no local para apurar um suposto ato de vandalismo.
Todos os municípios afetados tiveram o fornecimento de energia restabelecido desde o início da tarde, graças ao remanejamento em situação de emergência das cargas de outras linhas de transmissão.
A interrupção do fornecimento de energia aos consumidores do Sul de Minas ocorreu às 11h53 e às 12h34, cerca de meia hora após o desligamento, mais de 90% dos consumidores afetados já tinham sido restabelecidos. O restabelecimento total ocorreu às 13h10 da sexta-feira.
TrabalhosOs trabalhos para a reconstrução da torre foram iniciados logo após a ocorrência. Como se trata de uma estrutura pesada e complexa, a instalação de uma nova torre e a recuperação total do circuito.
Uma equipe de 21 técnicos já se encontra no local da queda da torre, desde a tarde desta sexta-feira. Na manhã de sábado, essa turma recebeu um reforço de engenheiros e técnicos de Belo Horizonte que se dirigiram ao local, com o apoio de um helicóptero e um avião.
Assessoria de Imprensa - CEMIG