
As obras da padaria da Escola Municipal Carmélia de Castro, no bairro rural Souza Lima, estão em fase final de construção. O projeto ‘Panificadora Sustentável’ foi selecionado o mais sustentável entre os projetos apresentados pelas escolas públicas de Poços de Caldas no concurso realizado pela Unidade da Alcoa em Poços de Caldas, em 2010, recebendo como prêmio a doação de R$ 20 mil para sua implantação. Esta doação foi entregue na sexta-feira (11) para Elizabeth Pereira, diretora da escola até 2010 e coordenadora projeto, pelo gerente de Operações da Alcoa-Poços de Caldas, Affonso Bizon Jr.
A obra física é de responsabilidade da Prefeitura,que a licitou juntamente com o ginásio poliesportivo,também em fase final de construção. O prédio da padaria conta com 170m2 de área construída,sendo uma sala de aula, despensa, vestiário,cozinha sanitários e lavanderia. A padaria servirá não só à escola,mas também à comunidade,informa a ex-diretora.
Uma equipe da comunidade será selecionada e passará por capacitação do Senac na área de panificação.
Ainda de acordo com Elizabeth, para a comercialização dos produtos, a ideia é montar uma banca na feira de sábado ou na Fearpo, e ainda inserir a padaria no roteiro de turismo rural,em projeto junto à Assolima e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
SustentabilidadeO projeto da Panificadora Sustentável prevê a captação da água da chuva para ser utilizada nos banheiros e irrigação da horta, onde serão plantados produtos a serem utilizados na padaria, como cenoura,milho e a mandioca para gerar o polvilho a ser usado nos biscoitos e outros itens de panificação. Outro fator da sustentabilidade é a instalação de uma fossa feita com pneus, cascalho, entulho, e, por final, terra e uma plantação de bananeira. Este será um projeto-piloto para a comunidade, que hoje despeja seu esgoto no rio Pardo, diz Elizabeth. Os resíduos orgânicos da padaria terão destino numa composteira, para produzir adubo a ser utilizado na horta.
Os equipamentos da padaria já foram comprados, também em parceria com o Instituto Alcoa.
GinásioO ginásio poliesportivo já está coberto, faltando apenas o piso da quadra e também instalação das arquibancadas,em estrutura metálica. Na última visita do prefeito Paulo César Silva, ele solicitou a construção de dois vestiários com sanitários,a serem utilizados pelos atletas e também na Festa do Milho,informa o engenheiro da Secretaria de Obras, Domênico Falcci. A área do ginásio e da padaria totaliza 1000m2, com investimentos de R$ 632 mil.
A Escola Municipal Carmélia de Castro possui hoje 120 alunos, do jardim ao 9º ano do Ensino Fundamental,informa a diretora recém-empossada, Rosane Serenini Costa.