Passenses são agraciados com a medalha da Ordem do Mérito Legislativo

Publicado em 08/11/2012 - geral - Da Redação

Dois passenses serão homenageados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Entre os homenageados, a medalha da Ordem do Mérito Legislativo será entregue a Ana Bernadete Souza Lemos, a dona Bernardete, e para o advogado passense Rodrigo Otávio Soares Pacheco. A cerimônia de entrega das medalhas será realizada na manhã da quinta-feira, 8 de novembro, no Expominas de Belo Horizonte. O objetivo é homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado por serviços prestados ou méritos excepcionais.

Nascida em Passos em 1936, Ana Bernadete Souza Lemos, mais conhecida com Dona Bernadete, sempre foi uma mulher forte e com muita disposição para ajudar o próximo. Há 40 anos ela fundou no bairro Novo Horizonte a Cantina Dona Bernadete, instituição que cuida de carentes, e possui, dentre diversas atividades, cursos profissionalizantes e a tradicional sopa.

Hoje, todo o esforço empreendido nesta caminhada foi reconhecido com a homenagem feita a ela na entrega da Medalha do Mérito Legislativo de Minas Gerais, concedida através da indicação do secretário de Desenvolvimento Social do Estado, deputado estadual Cássio Soares. “Estou me sentido muito honrada em receber a medalha. Eu sempre falo que não há necessidade de tanto carinho e reconhecimento, mas me sinto muito feliz”, garante Bernadete.

Para Cássio Soares, reconhecer o trabalho realizado por Bernadete e o destaque do passense Rodrigo Pacheco é muito importante. “Dona Bernadete já é reconhecida pela sociedade como uma pessoa que faz a diferença na comunidade. A medalha vem para coroar esse reconhecimento”, garante. “Já o Rodrigo atua com destaque em sua profissão. Mesmo antes do 40 anos chegou onde poucos conseguiram”, completa.

Rodrigo Pacheco

Rodrigo Otávio Soares Pacheco também representa Passos na lista dos homenageados. Com 36 anos, Rodrigo já é listado como um dos melhores advogados do País. O escritório de advocacia ao qual o passense é titular se destaca como um dos 20 mais admirados na área de criminologia do Brasil, segundo revista da área. Professor universitário, Rodrigo também ocupa o cargo de Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG), é também presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB e auditor no Tribunal de Justiça Desportivo (TJD). Também foi membro do Conselho de Criminologia do Estado de Minas Gerais.

Filho de Hélio Pacheco e de Marta Soares, que já foi diretora da Escola Estadual São José, em Passos o homenageado viveu em sua terra natal até os 16 anos, de onde saiu para a capital a fim de continuar os estudos. Bem sucedido em sua profissão, Rodrigo se diz lisonjeado com a homenagem.

Voto Feminino é tema do evento

Neste ano, a solenidade terá como tema os 80 anos do voto feminino no Brasil. Entre os homenageados estão a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha; os desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): Joaquim Herculano Rodrigues e Antônio Carlos Cruvinel; além do Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE). O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia.

Criada no ano de 1982, a Medalha do Mérito Legislativo é concedida mediante proposta do Conselho da Ordem, que é dirigido pelo presidente da ALMG e formado pelos membros da Mesa, pelas lideranças da Maioria e da Minoria e pelos ex-presidentes da ALMG que estejam no efetivo exercício do mandato de deputado estadual. Além da medalha, os agraciados recebem diplomas.

Assessoria de Comunicação