Publicado em 09/12/2014 - geral - Da Redação
É certo que as escolhas que fazemos no dia a dia influenciam (e muito) nossa saúde. Mas quem diria que a escolha do tipo de café teria tanta importância assim! Um estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade de Atenas (Grécia) e publicado na revista Vascular Medicine sugere que o consumo do café turco pode ser o segredo da longevidade.
Para provar a teoria, os pesquisadores separaram aleatoriamente um grupo de 71 homens e outro de 71 mulheres do total de 673 habitantes de Ikaria. Eles analisaram hábitos alimentares e dados médicos de cada um deles. Os resultados mostram que 87% dos participantes são grandes consumidores de café turco.
“O tipo turco do café – que é rico em polifenóis e antioxidantes, além de conter apenas uma quantidade moderada de cafeína – parece ter mais benefícios, se comparado a outras receitas da bebida”, diz Gerasimos Siasos, médico e professor da Universidade de Atenas, de acordo com o site Science Daily.
E quem disse que é preciso morar tão longe para usufruir dos benefícios do café turco? Consome-se em todo o Médio Oriente e prepara-se no cezve, um recipiente típico feito de cobre e bronze com um punho longo. Para obter um perfeito café turco é necessária uma moagem muito fina. A tradição prevê a utilização de um moinho de latão, para conseguir um pó quase impalpável como o açúcar em pó. Bebe-se em pequenas chávenas baixas quando o pó tiver depositado completamente no fundo.
Modo de preparo: Coloque a água no cezve (cerca de 50 ml por xícara); Adicione açúcar a gosto e misture bem; Leve ao fogo até levantar fervura, depois adicione uma colher pequena de café por pessoa; O café deve ser fervido duas vezes seguidas, retirando o cezve do fogo entre uma ebulição e outra. Misture bem para eliminar a espuma; Antes de servir o café, adicione uma colher de água fria para que o pó desça mais rapidamente ao fundo. Sirva sem filtrar.
Fonte: Agnocafé