PF prende 22 ligados ao tráfico internacional e apreende 2,5t de cocaína

Publicado em 25/09/2014 - geral - Da Redação

Uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, com sede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi desmantelada pela Polícia Federal (PF), na manhã da quinta-feira (25). No total, 22 traficantes foram presos, sendo 14 em flagrante, e duas toneladas e meia de cocaína apreendidas. 

Além de Minas, a Operação Navajo foi deflagrada em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, Estados de atuação da quadrilha. Ao todo foram cumpridos 26 mandados de busca e 26 de prisão preventiva expedidas pela Justiça Federal de Uberlândia. Mais de 200 policiais participaram da ação.

Conforme a PF, as investigações tiveram início há aproximadamente um ano, com a apreensão do entorpecente. A organização criminosa estava associada a traficantes bolivianos e entrava com a droga no Brasil por meio de aeronaves, que pousavam clandestinamente em pistas rurais no Triângulo Mineiro e no sul goiano. 

O grupo também é acusado de cometer vários assassinatos por causa do tráfico de drogas. Dentre os investigados, três são bolivianos e tiveram prisão decretada. Para efetuar a prisão dos estrangeiros, a PF contou com o apoio da Interpol.

Foram apreendidas ainda dezenas de veículos, uma lancha, avaliada em R$ 300 mil, e vários imóveis, dentre eles fazendas em Minas Gerais e Goiás. Os presos serão conduzidos ao presídio Jacy de Assis em Uberlândia e responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, tráfico internacional de drogas e organização criminosa, podendo ser condenados a até 49 anos de reclusão.

O nome dado à operação faz referência ao modelo de aeronave preferido pelo líder da organização investigada, comumente usado para o transporte da cocaína.

Fonte: Hoje em Dia