
Poços de Caldas, no sul de Minas, pode ser um dos Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) da Copa do Mundo de 2014. A segunda fase de inscrições da Fifa para os municípios que querem se candidatar começou no dia 9 de agosto. O deputado Carlos Mosconi está fazendo todo o esforço para que a cidade seja uma das escolhidas.
De acordo com a Fifa, Poços não foi selecionada na primeira fase de inscrições, realizada entre dezembro de 2010 e março de 2011, por causa da pista do aeroporto. “Poços de Caldas tem estrutura suficiente para receber as seleções que vão participar da Copa do Mundo. O único problema apontado pela federação foi a necessidade de ampliar a pista do aeroporto em 300 metros”, explicou Mosconi.
Devido a essa necessidade, o deputado Carlos Mosconi entrou em contato com o governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). “O governo de Minas já está junto com a Setop realizando um estudo de viabilidade de ampliação da pista na tentativa de que Poços também seja escolhida como um CTS”, disse Mosconi.
Processo de seleção. Segundo a Secopa, esse processo conduzido pela Fifa é para definir as cidades que irão constar no book oficial da Copa. A intenção do Comitê Organizador Local (COL) é chegar a um número próximo de 90 cidades brasileiras. A segunda etapa de inscrições termina no dia 16 de setembro.
Mais outras duas fases serão abertas posteriormente para que os locais que não tiverem sido selecionados possam se adequar as demandas e tenham chances de participar. No final, 32 cidades serão escolhidas sob a responsabilidade exclusiva das seleções participantes, sem ingerência da Fifa ou do COL.
Na primeira fase foram pré-selecionadas seis cidades mineiras: Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia. O CTS é o local escolhido por uma seleção para treinamento 20 dias antes do início da Copa.