Poços de Caldas voltará a realizar transplantes

Publicado em 05/08/2011 - geral - Assessoria de Comunicação

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Jr., anunciou, durante audiência com o prefeito Paulo César Silva e comitiva de Poços de Caldas, na quarta-feira (3), em Brasília, o retorno da realização de transplantes no município.
Participaram da reunião com o representante do Ministério da Saúde, o deputado federal Geraldo Thadeu, o deputado estadual Carlos Mosconi, os vereadores Regina Cioffi e Rogério Andrade, o secretário de Saúde, Júlio Balducci, a superintendente da Santa Casa de Poços de Caldas, Renata de Cássia Cassiano Santos e o diretor do Hospital Santa Lúcia, Assad Aun Netto.
O retorno dos transplantes no município é o compromisso do Dr. Helvécio com Poços de Caldas. Fomos prontamente atendidos e, em breve, o município, por meio da Santa Casa, voltará a realizar o serviço, graças ao reconhecimento de que a cidade é referência em Saúde, destaca o prefeito Paulo César Silva. De acordo com o secretário de Saúde, Júlio Balducci, agora será feito o credenciamento dos profissionais que prestarão o serviço, além de uma fiscalização do Ministério da Saúde nas instalações da Santa Casa, nas áreas física, técnica e clínica. Diante de toda a estrutura que temos no município, não vemos nenhuma dificuldade para que o credenciamento seja efetivado, afirma.
O médico e gestor da Saúde no município, Júlio Balducci, ressalta que o Ministério da Saúde reconhece que não houve nenhum problema envolvendo transplantes em Poços de Caldas. O serviço foi interrompido em 2002.
Nos próximos dias, devemos entrar em contato com os profissionais, juntamente com a Santa Casa, para providenciarmos todos os documentos para envio ao Ministério. O Dr. Helvécio vai trabalhar pessoalmente para o nosso credenciamento para que possamos ter esse serviço novamente, enfatiza Balducci. Ele acredita que o processo de credenciamento seja efetivando ainda este ano e que o serviço volte a ser realizado já em 2012.