Policiais Militares femininas da 18ª RPM recebem homenagem pelo dia das Mulheres

Publicado em 08/03/2013 - geral - Da Redação

A 18ª Região de Polícia Militar prestou uma homenagem as Policiais Militares femininas que integram a 18ª RPM e também ao 29º Batalhão de Polícia Militar de Poços de Caldas na quarta-feira, dia 06 de março.

A solenidade realizada no auditório do Sest/Senat foi presidida pela Ten Cel Carla Mylene Narciso da Cruz, Chefe da 11ª Gerência Regional de Saúde e maior autoridade militar feminina. No início do evento estiveram presentes o Ten Cel André de Sá, Chefe do Estado-Maior da 18ª RPM, que representou o Comandante da 18ª RPM, Cel Ivair Costa e o Ten Cel QOR Sebastião Francisco de Souza, Diretor do Núcleo da União dos Militares de Poços de Caldas.

Cerca de 40 policiais militares femininas, funcionárias civis, pensionistas e esposas de militares presentes foram presenteadas pela Banda de Música da Polícia Militar que buscou inspiração na canção “Rosa” de Pixinguinha para homenageá-las.

Em seguida a Ten Cel Carla, falou da importância da mulher na Polícia Militar, incentivando o cooperativismo entre homens e mulheres na Corporação. Atualmente 114 Policiais Militares femininas integram a 18ª RPM. O ingresso de mulheres na Polícia Militar de Minas Gerais teve início em 1981, uma iniciativa pioneira e bastante significativa no processo de evolução conceitual e doutrinária da Polícia Militar. Hoje as mulheres se fazem presentes de forma consolidada em todas as unidades e algumas ocupam diversos cargos na hierarquia, inclusive no mais alto posto. Em Poços de Caldas as primeiras Policiais foram admitidas em 1990, superando as dificuldades e o preconceito, com responsabilidade, afeto e dedicação, assumindo várias funções de policiamento, executando trabalhos com qualidade e profissionalismo.

As participantes ainda assistiram a duas palestras: uma palestra sobre a “saúde da mulher”, ministrada pela médica infectologista, Lívia Teixeira Vitale e outra ministrada pela psicóloga Mara Rita Guimarães, com o tema “o poder equilibrador da oração na saúde psíquica”. O bem-estar da mulher continuou em pauta com a realização de uma sessão de yoga com a fisioterapeuta, Ana Paula Franco Siqueira.

Roni Bispo / ACS - 18ª RPM