
Na segunda-feira, 06/06, em Belo Horizonte, o Prefeito João Arantes Vieira, juntamente com o Secretario de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Geraldo Magela da Silva, participou da abertura da Semana do Meio Ambiente, com a presença do governador Antonio Anastásia, no Auditório Juscelino kubichek, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.
O prefeito João Arantes Vieira recebeu das mãos do Governador Antonio Anastásia e do Secretario de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, o Prêmio de Melhor Performance de 2011 na Categoria Usina de Triagem e Compostagem, no qual ele se mostrou muito satisfeito com o Prêmio de 3º lugar no estado. “Esta é uma conquista de todos os cidadãos jacuienses, pois todos tem trabalhado para que o município se destaque no quesito conservação do Meio Ambiente, sendo a Usina de Triagem e Compostagem e Coleta Seletiva do município um exemplo para o Estado. Diversos municípios visitam Jacuí para conhecer a forma de trabalho e destino final do Resíduo Sólido Urbano”, disse João Arantes.
Organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, a Semana do Meio Ambiente aconteceu nos dias 6, 7, 8, 9 e 10 de junho, período em que aconteceram discussões sobre diversos temas ligados a meio ambiente e sobre as melhores práticas sustentáveis.
No primeiro dia da Semana foi realizado o seminário “Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: porque investir em meio ambiente”. O evento também abre a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.
Durante o Seminário, foram realizados diversos comentários sobre o Meio Ambiente e os cuidados que devemos tomar, pensando nas gerações futuras. “Muito já foi feito, desde 2003, através da Feam. São mais de 700 barragens monitoradas, com 87% delas consideradas estáveis. Houve a redução de 40% de lixões no Estado, acréscimo de 500% em aterros sanitários e 300% em usinas de triagem. Com o programa Minas Trata Esgoto, saímos de 10% em 2003 para 40% da população urbana no Estado bem atendida, entre outras inúmeras ações. Temos que integrar à gestão a conservação, preservação e melhoria dos nossos indicadores ambientais. Vamos implementar o Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade e ampliar o território ambientalmente protegido, além de intensificar os programas de educação ambiental”, disse Adriano Magalhães.
O governador Antonio Anastásia e o secretário Adriano Magalhães entregaram o Prêmio ICMS Melhor Performance, promovido pela Feam. Nove municípios foram selecionados em três categorias de empreendimento de saneamento: Aterro Sanitário, Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos e Estação de Tratamento de Esgotos.
Foram premiadas as prefeituras que melhor adotam critérios de gestão, com resultados positivos para o meio ambiente. Receberam o Prêmio os municípios de Betim e Sabará (Aterro Sanitário), Lima Duarte, Cristiano Otoni e Queluzito (gestão compartilhada) e Jacuí (Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos) e Doresópolis e Ituiutaba (Estação de Tratamentos de Esgotos).
“Não há nenhuma atividade governamental feita de modo isolado, precisamos ter a integração. Por isso, parabenizo os municípios vencedores por terem se destacado entre tantos que também estão nesta mesma trilha e esforço. Cumprimento a todos os municípios que estão aderindo a esse nosso chamado a favor da revitalização ambiental”, disse Antonio Anastásia.