
O prefeito Paulo César Silva reuniu, em seu gabinete, na tarde da sexta-feira (14), todos os setores da Prefeitura envolvidos no trabalho com as chuvas intensas no município. O objetivo é prever situações de risco, com ações integradas.
Participaram do encontro, a vice-prefeita Gláucia Boaretto, os secretários de Defesa Social, Demilton Vacarelli, de Projetos e Obras Públicas, Paulo Roberto Rodrigues Milton, de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Misael de Mendonça, de Administração, Marcelo Figueiredo, de Serviços Públicos, Marcos Tadeu Sala Sansão, de Saúde, Júlio Balducci, o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto, Tiago Cavelagna, e o coordenador da Defesa Civil, sargento Gilberto, entre outros.
“O município tem que estar preparado e integrado nas ações de prevenção. Estamos reunidos pensando a cidade para o futuro. A população pode contar com o trabalho da Defesa Civil e todos os setores da Prefeitura”, destaca o prefeito.
O município vem desenvolvendo um trabalho preventivo em relação às chuvas. Durante todo o ano de 2010, a equipe da Defesa Civil realizou acompanhamento e visitas em áreas de risco, como os bairros São João, Dom Bosco, Nova Aparecida, Vale das Antas, São José e Jardim Kennedy, orientando a população quanto à necessidade de canalização de águas pluviais, limpeza de quintais, de calhas e destino correto para o lixo.
Além disso, no Jardim Kennedy, foram desapropriados 20 imóveis localizados às margens do ribeirão Vargens de Caldas. A Secretaria de Obras também realizou limpeza e desassoreamento de córregos e ribeirões que cortam a cidade, trabalho contínuo de desentupimento de bueiros e limpeza em geral.
AçõesO prefeito determinou que o Departamento de Compras fique à disposição para contratações emergenciais de serviços e equipamentos, caso seja necessário. DMAE e Secretaria de Obras estão realizando conjuntamente a manutenção do serviço já executado antes do período chuvoso e reparos emergenciais.
A Secretaria de Saúde está em alerta, com ambulâncias e atendimento de urgência e emergência à disposição. O alojamento do Complexo Santa Cruz também está preparado para receber desalojados.
“As secretarias de Obras e Planejamento estão destacando engenheiros para, em conjunto com a Defesa Civil, avaliarem as áreas de risco e eventuais desocupações”, explica o secretário de Planejamento, Misael de Mendonça. O prefeito determinou, ainda, a contratação de estudo geotécnico para identificação de áreas de risco com maior precisão e proposição de medidas de segurança a serem adotadas.
“Vale ressaltar a importância da sensibilização da população para que ajude a cidade, com medidas simples que fazem toda a diferença, como o descarte correto do lixo e a limpeza de quintais e calhas”, ressalta a vice-prefeita, Gláucia Boaretto.
Sul de MinasO prefeito Paulo César Silva se solidarizou com os prefeitos das cidades sulmineiras mais atingidas pelas chuvas. Durante a tarde da sexta-feira (14), ele entrou em contato para oferecer apoio e ajuda a cidades como Pouso Alegre, Airuoca, Machado, São Lourenço, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Careaçu, Carvalhos, entre outras.
São duas semanas de chuvas intensas no Sul de Minas, que já causaram problemas em pelo menos 20 cidades da região. Sete municípios já decretaram situação de emergência.