
O prefeito Paulo Cesar Silva, acompanhado da vice, Glaucia Boaretto, reuniu na tarde de segunda-feira, (14) nas dependências da DME-Energética, ocupantes do primeiro escalão, para a primeira reunião do ano. O recado passado aos ocupantes dos cargos de confiança foi o mesmo dado no segundo semestre do ano passado: austeridade nos gastos para que o governo municipal continue honrando os compromissos financeiros assumidos tanto com fornecedores como servidores públicos.
Em ambiente que demonstrou cordialidade e união da equipe, o prefeito solicitou aos secretários que respeitem as cotas recomendadas pela Secretaria da Fazenda. Isto, segundo ele, permitirá maior controle do caixa evitando atrasos nos pagamentos.
Em seguida, o Secretário da Fazenda Armando Bertoni, fez um demonstrativo de como andam as finanças da Prefeitura. A fala do secretário foi esclarecedora, demonstrando que aos poucos a situação entre receita e despesa vem sendo normalizada, lembrando que ao final do exercício passado, o acúmulo de restos a pagar chegou a um patamar preocupante.
“Felizmente, o aumento no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), aliado a outras receitas, entre as quais se inclui a iluminação pública, colaborou para aliviar a situação”, disse o secretário.
O prefeito fez questão de dizer que fará a devolução referente ao adiantamento correspondente à taxa de iluminação pública, devolvendo o dinheiro à DME-Distribuidora, conforme o combinado com o diretor da empresa, Jaconias de Aguiar. “A devolução do empréstimo é uma questão fechada”, disse o prefeito, no que foi apoiado pela sua vice, Gláucia Boaretto.
Bertoni aproveitou a oportunidade para informar aos colegas secretários que os carnês com a cobrança do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – começarão a ser distribuídos no próximo mês, com vencimento a partir de maio.
Disse que a decisão de manter o vencimento para maio se deve ao fato de que nos primeiros meses do ano os contribuintes estão sobrecarregados com várias despesas como IPVA, seguro dos veículos, matrículas, material escolar, além outros pagamentos, próprios do início do ano.

Informou ainda que o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá um desconto de 10%, superior, portanto, ao oferecido no ano passado. A previsão do Secretário da Fazenda é de arrecadar algo em torno de R$ 9 milhões, podendo a este valor ser acrescido mais R$ 1,5 milhão já que a Secretaria de Planejamento irá aplicar na cobrança do IPTU de 2011 o resultado de um recadastramento que apontou construções clandestinas e acréscimo na construção de alguns imóveis.
O prefeito Paulo Cesar destacou também o apoio que vem recebendo da bancada de vereadores que dá sustentação ao seu governo no Legislativo, fazendo questão de citar nominalmente os vereadores que estão votando com o governo: Regina Cioffi, Antonio Carlos Pereira, Aparecido Nascimento (Urutu), Pastor Valdir Sementile, Rogério Andrade, Luiz Antonio de Melo Guerra (Totonho) e Paulo Eustáquio.
RADARES
Após as denúncias de corrupção exibidas pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no domingo, envolvendo algumas empresas que operam radares para fiscalização de velocidade de veículos no trânsito urbano, o Chefe do Executivo determinou ao Secretário de Defesa Social, Demilton Vacarelli que juntamente com a Procuradoria do município realize rigoroso exame na documentação e na licitação já realizada para a contratação de empresa que irá operar alguns aparelhos deste tipo na cidade.
A empresa Engebrás, uma das citadas na reportagem, foi a vencedora da licitação para operar na cidade. “Caso haja alguma dúvida, a licitação será cancelada”, disse o prefeito.