Publicado em 06/11/2012 - geral - Da Redação
Os Chicos e O Palhaço vencem Prêmio Jabuti e Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Duas produções patrocinadas pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, conquistaram importantes prêmios da literatura e do cinema nacional no mês de outubro.
O livro Os Chicos - Fotografia, do mineiro Leo Drumond, venceu o Prêmio Jabuti 2012, na categoria Fotografia. A premiação é considerada a mais importante da literatura brasileira. A obra foi lançada no final de 2011 juntamente com Os Chicos – Prosa, do jornalista mineiro Gustavo Nolasco, e integra o projeto homônimo que retrata a história dos moradores das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco. Segundo Nolasco, o projeto ainda irá render novos frutos: “Além dos livros, já foram produzidos uma exposição fotográfica e um filme curta-metragem e faremos ainda um documentário e uma caravana cultural pelas comunidades ribeirinhas do Velho Chico”.O livro foi patrocinado pelo programa Cemig Cultural por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Além dessa obra, no ano de 2010, o livro Fazenda de Minas, também com a abordagem da temática mineira e patrocinado pela Cemig, recebeu a premiação Jabuti, na categoria Projeto Gráfico.
Na produção cinematográfica, o filme O Palhaço recebeu o patrocínio da Cemig a partir do Programa de Estímulo ao Audiovisual – Filme em Minas 2010/2011. O programa, que busca estimular pesquisas e a adoção de novas linguagens e formatos para revelar a diversidade da cultura mineira, possibilita a participação tanto de diretores já consagrados quanto de realizadores iniciantes, impulsionando produções em todo o Estado.
Dirigido e protagonizado pelo mineiro Selton Mello, o longa-metragem recebeu 12 troféus Grande Otelo, no Grande Prêmio Brasil de Cinema, dentre eles, os de Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. O filme conta a história do palhaço Benjamim, que passa a questionar a vida no circo e pensa em seguir o próprio caminho. A produção irá representar o Brasil entre os filmes que concorrerão às cinco vagas de melhor filme estrangeiro no Oscar 2013. “Essas conquistas, entre outras tantas que tivemos até aqui, só são possíveis graças ao apoio dado por empresas como a Cemig, que acreditam e investem na cultura e na produção do cinema brasileiro”, destaca a produtora Vânia Catani.
Prêmio Jabuti
Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Ele se destaca por valorizar não apenas escritores, mas a qualidade do trabalho em todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. Neste ano, em sua 54ª edição, o Jabuti contempla 29 categorias. A cerimônia de premiação será realizada em 28 de novembro.
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Organizado pela Academia Brasileira de Cinema, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Cinema é uma premiação anual concedida ao melhores do cinema brasileiro em diversas categorias e também ao melhor filme estrangeiro. A premiação ocorre desde 2002 e neste ano foi realizada no dia 15 de outubro.
Assessoria de Imprensa CEMIG