Publicado em 17/10/2012 - geral - Da Redação
Empreendedores mineiros são foco de bandeiras que buscam expansão no sudeste brasileiro. Além de Belo Horizonte, cidades como Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora e Contagem estão nos planos de marcas como o Instituto da Construção e House Shine
Com previsões bastante favoráveis, o governo de Minas Gerais apresentou suas expectativas para a economia do estado em 2013, incluindo o aumento de receitas, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): cerca de 11,1% totalizando um lucro de aproximadamente R$ 35 bilhões, perante os R$ 31,5 bilhões esperados para este ano.
Para concretizar seus planos de crescimento, o governo apresentou um projeto de fomento ao crescimento das micro e pequenas empresas que terá papel fundamental na elevação dos números. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico ficou como órgão responsável por criar um ambiente favorável para articulação de políticas públicas que estimulem o aumento sustentável do faturamento e consequente a progressão de porte dessas empresas. O órgão terá como objetivo identificar e atender as demandas, visando sempre a gradação destes segmentos
Em meio a este cenário, bandeiras como a House Shine, especializada na prestação de serviços de limpeza residencial e comercial, e o Instituto da Construção, pioneiro em cursos profissionalizantes para quem tem interesse em trabalhar no setor da construção civil, ambas recém-lançadas e em franco crescimento em território nacional, buscam empreendedores mineiros para aumentar ainda mais sua presença no país.
“Com fatores externos favoráveis e a economia crescente, Minas Gerais tornou-se fundamental para o investimento em uma franquia, além de contar com diversas cidades que possuem grande potencial para a expansão de uma marca”, explica David Pinto, fundador do Instituto da Construção. Presente no mercado há dez meses, a marca já conta com 10 unidades em funcionamento e 50 vendidas. O Instituto da Construção oferece aos interessados em abrir uma unidade, três modelos de negócios– Express, Compacto e Premium, que se adéquam a diferentes perfis de empreendedores e cidades brasileiras. Os investimentos vão de R$ 49 mil a R$ 290 mil.
Já a portuguesa House Shine, recém-chegada ao Brasil, já conta com 30 unidades. O presidente da rede, Cândido Mesquita, é o responsável por trazer a marca para o país. “Inauguramos 47 unidades em Portugal, que tem cerca de 10 milhões de habitantes. Para Minas Gerais, que possui quase o dobro, a meta é parecida”, explica o empresário. “Já mapeamos o estado e cidades como Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Uberaba e Juiz de Fora, além das menores localizadas no interior”, completa. A House Shine está trazendo diretamente da Europa para o mercado brasileiro um novo conceito denominado Pack Limpeza Completa. Trata-se de pacotes de serviços de limpeza profissional residencial que pode ser realizada em até 4horas por profissionais capacitadas e que utilizam produtos e ferramentas exclusivos e diferenciados. Para abrir uma unidade, é necessário realizar um investimento inicial de apenas R$ 56.800.
Franchising em bilhões
De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias cresceu 82% nos últimos 10 anos. Somente em 2011 foram faturados R$ 89 bilhões, valor que deve aumentar em 15% este ano. Os bons resultados do mercado atraem a atenção de empreendedores do país inteiro que vêm nas franquias a oportunidade de gerenciar o tão sonhado negócio próprio.
FICHA DE INVESTIMENTOS
Franqueador: David Pinto
Ano de fundação da empresa: Dezembro/2011
Início do franchising: 2011
Investimento inicial:
· Express: cerca de R$ 49.990
· Compacta: R$ 180 mil.
· Premium: R$ 291 mil
Capital de giro:
· Express: cerca de R$ 2.000,00
· Compacta: R$ 30.000,00
· Premium: R$ 85.000,00
Taxa de franquia:
· Express: R$ 30 mil
· Compacta: R$ 65.000,00
· Premium: R$ 75.000,00
Taxa de royalties: 10%
Taxa de publicidade: não é cobrado taxa de publicidade.
· Express:
· Compacta: R$
· Premium: R$
Faturamento mensal:
· Express: cerca de R$ 50.000,00
· Compacta: R$ 80.000,00
· Premium: R$ 100.000,00
Lucro médio mensal:
· Express: 45% sobre o faturamento
· Compacta: 30% sobre o faturamento
· Premium: 30% sobre o faturamento
Prazo de retorno:
· Express: 03 meses
· Compacta: 12 meses
· Premium: 18 meses
Número de funcionários:
· Express: irá utilizar o quatro de funcionários existente na escola.
· Compacta: 08
· Premium: 13
Prazo de contrato: 5 anos
É associada à ABF? Sim
Sobre o Instituto da Construção
O Instituto da Construção é o primeiro centro de formação profissional do país especializado no setor de construção civil. Sediado em São José do Rio Preto, SP, o Instituto da Construção é um empreendimento da Resolve Franchising, responsável pela rede de franquias Doutor Resolve que atualmente conta com mais de 500 unidades no Brasil. Com o objetivo de oferecer qualificação a profissionais de diferentes áreas, o Instituto possui em seu portfólio os cursos de Eletricista Instalador, Gesso Acartonado, Instalador Hidráulico ,Instalador de Alvenaria Assentador e Revestidor, Instalador de Alvenaria Azulejista, Pintor de Obras e Mestre de Obras. Todos os cursos do Instituto da Construção são baseados em matérias com aulas práticas e teóricas, dividas em módulos independentes e flexíveis, oferecendo praticidade e versatilidade de horários aos alunos. Os cursos possuem como conteúdo comum as matérias Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Segurança no Trabalho (Normas NR8 e NR10) e Organização Financeira.
Nome da marca: House Shine
Franquia especializada na prestação de serviços de limpeza de residências e imóveis comerciais
Franqueador: Candido Mesquita
Ano de fundação da empresa: 2008
Início do franchising no Brasil: Julho de 2012
Número de franquias vendidas:
· Portugal: 47 (de um total de 50 possíveis)
· Brasil: 1
Investimento inicial: R$ 56.500
Capital de giro: R$ 18 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Taxa de royalties: 2 salários mínimos vigentes mensais
Taxa de publicidade:
· 1º semestre: gratuita
· A partir do 2º semestre: 1/2 salário mínimo vigente mensal
Faturamento bruto médio mensal: R$ 70 mil
Lucro médio mensal: de 20% a 25%
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
Número de funcionários: Começa com 3
Prazo de contrato: 5 anos
É associada à ABF? Em processo de abertura
· 1º semestre: gratuita
· A partir do 2º semestre: 1/2 salário mínimo vigente mensal
Contato:
· Tel.: (11) 3774-0872
· E-mail: franquia@houseshine.com.br
· Site: www.houseshine.com.br
Sobre a House Shine
Fundada em 2008 pelo empresário Cândido Mesquita, a House Shine é uma rede de franquias líder em prestação de serviços de limpeza em residências e imóveis comerciais em Portugal. Até o momento, são 47 franquias inauguradas em um total de 50 possíveis. No 2º semestre de 2012, a House Shine chegou ao Brasil para suprir a falta de profissionais capacitados no mercado. Com 30 unidades no país, a meta é chegar ao número de 60 adesões até o final do ano. Precursora do conceito Pack Limpeza Completa, o serviço da House Shine pode ser realizada em até 4 horas. Cada pacote inclui 2 profissionais treinadas, produtos, ferramentas , alimentação e transporte. Além da limpeza de residências e escritórios, as franquias oferecem limpeza pós-obras e pré-mudança e passadoria. Para mais informações acesse www.houseshine.com.br
Atitude Press Assessoria em Comunicação