Programa de fomento mineiro busca microempresas para impulsionar a economia da região

Publicado em 17/10/2012 - geral - Da Redação

Empreendedores mineiros  são foco de bandeiras que buscam expansão no sudeste brasileiro. Além de Belo Horizonte, cidades como Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora e Contagem estão nos planos de marcas como o Instituto da Construção e House Shine

O estado de Minas Gerais tem registrado de forma rápida um aumento dos índices econômicos, o que tem despertado cada vez mais o interesse de investidores brasileiros. Segundo o Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro (FJP), comparando o último trimestre de 2011 para o primeiro de 2012, o Valor Adicionado Bruto (VAB) de Minas Gerais cresceu 1,2%, enquanto no total do país, a taxa de crescimento foi 0,2% no mesmo período.

Com previsões bastante favoráveis, o governo de Minas Gerais apresentou suas expectativas para a economia do estado em 2013, incluindo o aumento de receitas, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): cerca de 11,1% totalizando um lucro de aproximadamente R$ 35 bilhões, perante os R$ 31,5 bilhões esperados para este ano.

Para concretizar seus planos de crescimento, o governo apresentou um projeto de fomento ao crescimento das micro e pequenas empresas que terá papel fundamental na elevação dos números. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico ficou como órgão responsável por criar um ambiente favorável para articulação de políticas públicas que estimulem o aumento sustentável do faturamento e consequente a progressão de porte dessas empresas. O órgão terá como objetivo identificar e atender as demandas, visando sempre a gradação destes segmentos

Em meio a este cenário, bandeiras como a House Shine, especializada na prestação de serviços de limpeza residencial e comercial, e o Instituto da Construção, pioneiro em cursos profissionalizantes para quem tem interesse em trabalhar no setor da construção civil,  ambas recém-lançadas e em franco crescimento em território nacional, buscam empreendedores mineiros para aumentar ainda mais sua presença no país.

“Com fatores externos favoráveis e a economia crescente, Minas Gerais tornou-se fundamental para o investimento em uma franquia, além de contar com diversas cidades que possuem grande potencial para a expansão de uma marca”, explica David Pinto, fundador do Instituto da Construção. Presente no mercado há dez meses, a marca já conta com 10 unidades em funcionamento e 50 vendidas. O Instituto da Construção oferece aos interessados em abrir uma unidade, três modelos de negócios– Express, Compacto e Premium, que se adéquam a diferentes perfis de empreendedores e cidades brasileiras. Os investimentos vão de R$ 49 mil a R$ 290 mil.

Já a portuguesa House Shine, recém-chegada ao Brasil,  já conta com 30 unidades. O presidente da rede, Cândido Mesquita, é o responsável por trazer a marca para o país. “Inauguramos 47 unidades em Portugal, que tem cerca de 10 milhões de habitantes. Para Minas Gerais, que possui quase o dobro, a meta é parecida”, explica o empresário. “Já mapeamos o estado e cidades como Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Uberaba e Juiz de Fora, além das menores localizadas no interior”, completa. A House Shine está trazendo diretamente da Europa para o mercado brasileiro um novo conceito denominado Pack Limpeza Completa. Trata-se de pacotes de serviços de limpeza profissional residencial que pode ser realizada em até 4horas por profissionais capacitadas e que utilizam produtos e ferramentas exclusivos e diferenciados. Para abrir uma unidade, é necessário realizar um investimento inicial de apenas R$ 56.800.

Franchising em bilhões

De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias cresceu 82% nos últimos 10 anos. Somente em 2011 foram faturados R$ 89 bilhões, valor que deve aumentar em 15% este ano. Os bons resultados do mercado atraem a atenção de empreendedores do país inteiro que vêm nas franquias a oportunidade de gerenciar o tão sonhado negócio próprio.

FICHA DE INVESTIMENTOS

Franqueador: David Pinto

Ano de fundação da empresa: Dezembro/2011

Início do franchising: 2011

Investimento inicial:

·         Express: cerca de R$ 49.990

·         Compacta: R$ 180 mil.

·         Premium: R$ 291 mil

Capital de giro:

·         Express: cerca de R$ 2.000,00

·         Compacta: R$ 30.000,00

·         Premium: R$ 85.000,00

Taxa de franquia:

·         Express: R$ 30 mil

·         Compacta: R$ 65.000,00

·         Premium: R$ 75.000,00

Taxa de royalties: 10%

Taxa de publicidade: não é cobrado taxa de publicidade.

·         Express:

·         Compacta: R$

·         Premium: R$

Faturamento mensal:

·         Express: cerca de R$ 50.000,00

·         Compacta: R$ 80.000,00

·         Premium: R$ 100.000,00

Lucro médio mensal:

·         Express: 45% sobre o faturamento

·         Compacta: 30% sobre o faturamento

·         Premium: 30% sobre o faturamento

Prazo de retorno:

·         Express: 03 meses

·         Compacta: 12 meses

·         Premium: 18 meses

Número de funcionários:

·         Express: irá utilizar o quatro de funcionários existente na escola.

·         Compacta: 08

·         Premium: 13

Prazo de contrato: 5 anos

É associada à ABF? Sim

Sobre o Instituto da Construção

O Instituto da Construção é o primeiro centro de formação profissional do país especializado no setor de construção civil. Sediado em São José do Rio Preto, SP, o Instituto da Construção é um empreendimento da Resolve Franchising, responsável pela rede de franquias Doutor Resolve que atualmente conta com mais de 500 unidades no Brasil. Com o objetivo de oferecer qualificação a profissionais de diferentes áreas, o Instituto possui em seu portfólio os cursos de Eletricista Instalador, Gesso Acartonado, Instalador Hidráulico ,Instalador de Alvenaria Assentador e Revestidor, Instalador de Alvenaria Azulejista, Pintor de Obras e Mestre de Obras.  Todos os cursos do Instituto da Construção são baseados em matérias com aulas práticas e teóricas, dividas em módulos independentes e flexíveis, oferecendo praticidade e versatilidade de horários aos alunos. Os cursos possuem como conteúdo comum as matérias Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Segurança no Trabalho (Normas NR8 e NR10) e Organização Financeira.

Nome da marca: House Shine

Franquia especializada na prestação de serviços de limpeza de residências e imóveis comerciais

Franqueador: Candido Mesquita

Ano de fundação da empresa: 2008

Início do franchising no Brasil: Julho de 2012

Número de franquias vendidas:

· Portugal: 47 (de um total de 50 possíveis)

· Brasil: 1

Investimento inicial: R$ 56.500

Capital de giro: R$ 18 mil

Taxa de franquia: R$ 20 mil

Taxa de royalties: 2 salários mínimos vigentes mensais

Taxa de publicidade:

· 1º semestre: gratuita

· A partir do 2º semestre: 1/2 salário mínimo vigente mensal

Faturamento bruto médio mensal: R$ 70 mil

Lucro médio mensal: de 20% a 25%

Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Número de funcionários: Começa com 3

Prazo de contrato: 5 anos

É associada à ABF? Em processo de abertura

· 1º semestre: gratuita

· A partir do 2º semestre: 1/2 salário mínimo vigente mensal

Contato:

· Tel.: (11) 3774-0872

· E-mail: franquia@houseshine.com.br

· Site: www.houseshine.com.br

 

Sobre a House Shine

Fundada em 2008 pelo empresário Cândido Mesquita, a House Shine é uma rede de franquias líder em prestação de serviços de limpeza em residências e imóveis comerciais em Portugal. Até o momento, são 47 franquias inauguradas em um total de 50 possíveis. No 2º semestre de 2012, a House Shine chegou ao Brasil para suprir a falta de profissionais capacitados no mercado. Com 30 unidades no país, a meta é chegar ao número de 60 adesões até o final do ano. Precursora do conceito Pack Limpeza Completa, o serviço da House Shine pode ser realizada em até 4 horas. Cada pacote inclui 2 profissionais treinadas, produtos, ferramentas , alimentação e transporte. Além da limpeza de residências e escritórios, as franquias oferecem limpeza pós-obras e pré-mudança e passadoria. Para mais informações acesse www.houseshine.com.br

Atitude Press Assessoria em Comunicação