Publicado em 30/05/2018 - geral - Da Redação
Encontro que discute eficiência energética é oportunidade para compartilhar ações sustentáveis
O Conexão Educar realizou, na quinta-feira (24/5), mais um encontro junto a professores de escolas estaduais do Sul de Minas. Promovido pela Cemig com o objetivo de incentivar uma nova geração de consumidores por meio de capacitação sobre o uso racional da energia elétrica, o projeto também se destaca pela abertura oportunizada aos educadores para compartilhar experiências que transformam a sala de aula.
Durante o encontro, o educador de matemática Fernando Pereira Herculano, da Escola Estadual Vinicius Meyer, de Pouso Alegre, relatou um método de ensino que une jogos de tabuleiro e conteúdo disciplinar para atrair a atenção dos alunos. “Quando percebi que os alunos se cansam facilmente com matérias repetitivas, desenvolvi um jogo competitivo no qual precisam fazer contas de tabuada para alcançar o resultado dos colegas”, contou.
Ainda segundo o professor, a atividade vem surtindo efeitos positivos, estimulando a prática de campeonatos que são realizados toda sexta-feira na instituição. Pensando em diversificar o tema trabalhado em sala de aula, Fernando Herculano já traçou uma estratégia para executar a proposta do Conexão Educar e conciliar a temática da energia elétrica, aliando, ainda, a economia da água e a reciclagem.
Para realizar o jogo, o professor esclarece que haverá uma “missão de energia” que cada aluno deverá cumprir, podendo conter desde a indicação do aproveitamento natural da luz do dia até o incentivo à redução do tempo de banho. “O objetivo é que, ao praticar o jogo, o aluno possa apreender as dicas de energia e praticá-las em suas casas”, afirmou.
Projetos
educacionais
Além do Conexão Educar, a Cemig, por meio do Programa Energia Inteligente, realiza ainda uma ação que consiste na troca de lâmpadas de alto consumo de 151 escolas estaduais do estado por outras de tecnologia LED. Na região sul de Minas, por exemplo, a Escola Estadual José Bonifácio, de Poço Fundo, foi uma das instituições beneficiadas, conforme relatou Rita de Cássia Silva da Costa, educadora participante do Conexão Educar.
O Programa Energia Inteligente da Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais. Para se ter uma ideia da dimensão do Programa, desde 2015, a Cemig investiu aproximadamente R$ 150 milhões em projetos como os relacionados acima.
ascom