Pérolas da Vida

Publicado em 04/09/2016 - geral - Da Redação

Pérolas da Vida

Os deuses do Olimpo, num instante supremo de sabedoria, ultrapassaram os limites geográficos e determinaram com extrema convicção: Muzambinho seria o berço da Escola Agrotécnica, marco histórico e decisivo na evolução do setor educacional do país.

Por que Muzambinho? Será uma forma justa de homenagear sua gente acolhedora, democrática e, sobretudo, ao espírito humanitário e liberal do seu povo!

Assim, nos idos de 1953, resultante de ações políticas e corajosas de seus líderes, foi erigida no alto de colinas verdejantes, o templo do saber, da exaltação a honra e a ética, alicerçado no compromisso inabalável de transformar sonhos e esperanças em realidade.

A primeira turma, constituída de jovens empolgados e esperançosos, sem nenhuma vivência das complexidades existenciais, aportou à sua nova casa.

Ali começava a formação e moldagem de futuros homens, cuja essência seria certamente a conquista em grau elevado, da capacidade de influenciar e transformar semelhantes em pessoas dignas no sentido amplo da palavra.

Orgulhosos de sermos integrantes dessa incomparável instituição de ensino e sedentos de novos conhecimentos, obviamente teríamos no começo da jornada, naturais dificuldades de adaptação à nova realidade. Éramos em maior ou menor grau, carentes de afeto e segurança.

Entretanto, o conjunto homogêneo composto pela diretoria, professores, administrativos e serviçais, mostrou-se eficiente e eficaz em suas diferenciadas atribuições, correspondendo plenamente às expectativas.

Falando enfaticamente do setor de apoio aos alunos, vamos destacar entre outros, dois excepcionais seres humanos.

Orgulhosamente, iremos revelar suas identidades, pois eles fazem parte do que é mais sagrado em nossas mentes e corações. Estamos nos referindo ao Sr. Pedro e ao Sr. Ubirajara Alves, ambos dedicados e inesquecíveis funcionários responsáveis pelo refeitório da escola e que, infelizmente, foram chamados antes do combinado ao convívio do Pai Eterno. De volta ao nosso dia a dia, é oportuno confessar que sentíamos muitas saudades de nossas famílias, fato frequente em razão da inexperiência e insegurança emocional. Nessa hora, eles eram o ombro amigo e incondicional que precisávamos, além de bons conselheiros e exemplos de pessoas sensíveis e carinhosas. Era uma constância de zelos e preocupações, fortalecendo e estimulando a todos nós.

Passadas algumas décadas e na condição de ex-alunos, realizados plenamente, é gratificante recordarmos o quanto eles foram fundamentais em nossas vidas.

Maior ainda nossa alegria ao constatarmos que dois de seus legítimos descendentes são pessoas de extraordinária importância e exemplos para toda a comunidade. Citamos primeiramente o Professor Farid, filho dileto do Sr. Pedro. Ele é um querido e competente mestre do Instituto de Tecnologia, reconhecido e admirado pelos alunos e a sociedade local e regional.

Finalmente, o senhor Vagner Alves, filho do Sr. Ubirajara Alves. Ele representa o que há de melhor como homem e profissional. Incontestavelmente, trata-se de um grande jornalista e líder. O comandante da Folha Regional enobrece Muzambinho e toda região pela capacidade de promover a interação séria, harmoniosa, responsável e necessária entre mais de 20(vinte) municípios, buscando contribuir para com o desenvolvimento econômico e social da região. Parabéns a ambos, Farid e Vagner, pelos exemplos e realizações!

De volta aos nossos queridos homenageados, Sr. Pedro e Ubirajara, nossa eterna gratidão.

São verdadeiras pérolas da vida.

Adair de Paula Aguiar (Jacuí)

Ex- aluno da Agrotécnica

Turma de 1953 - Sete Lagoas / MG