Publicado em 23/10/2012 - geral - Da Redação
ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA...
Por isso, os anunciantes devem ter cuidado para não chegarem a trabalhos e conclusões prematuras em suas campanhas. Se eles esperarem que a propaganda, com um comercial de televisão de grande sucesso, faça tilintar a caixa registradora de sua empresa, provavelmente acabarão desapontados. Seguramente, alguns esforços criativos conseguem surtir efeitos imediatamente, mas outros levam tempo para acontecer. E esses que se desenvolvem mais lentamente podem ter um grande impacto com um investimento menor.
Após duas décadas o Burguer King já teve oito agências de publicidade diferentes e muitas campanhas. Pense no desperdício de verbas e de foco? Aproximadamente uma campanha nacional a cada dois anos. Pare dois segundos e pense: qual a empresa mineira que tem consistência em sua comunicação? Cada domingo, ao abrir o jornal, você vê um anúncio novo de uma determinada empresa. Com nova plataforma de criação, novo apelo, sem que represente um elo a mais na cadeia de construção do valor patrimonial da marca.
Construa sua marca, seu conceito, tijolo a tijolo, até que você consiga solidificar seu conceito junto ao seu público. Quando alguém pensar no nome de seu produto, de sua empresa, essa pessoa tem de perceber uma soma de vantagens, benefícios, atributos positivos. Se você é dono do Armazém Santa Terezinha ( nome que inventei agora, mas, se for o nome de sua empresa, pague a publicidade enviando-me um queijo e uma goiabada cascão!), as pessoas têm de associar este nome à qualidade de serviços, educação do atendimento, entregas imediatas, estoque sempre renovado, vantagens deste tipo.
E aqui você tem uma receita decorrente: sempre anuncie benefício, nunca apenas desempenho. Qual a diferença entre um e outro?
“Emagreça 15 quilos em uma semana com os comprimidos PeliOsso”.
Isto é benefício.
“Com os comprimidos PeliOsso você emagrece 15 quilos em uma semana”.
Isto é desempenho.
Ninguém quer saber de desempenho. Todo mundo compra uma promessa. Mulher nunca compra baton: compra boca bonita.
Acima de tudo respeite sua audiência. Ninguém compra jornal para ler anúncio. Você é que está no espaço deles. Você não é importante para eles. Eles não tem de se engajar com você. Você é que deve se engajar com eles. Fazer com que a sua marca, a marca de seu produto, faça parte do quotidiano deles. Somente assim você consegue quebrar a inércia de seu público consumidor.
Conselho deveria ser vendido. E, se você acha que esta coluna valeu a pena ser lida, mande-me um e-mail. Cafuné no coração é melhor que cafuné na cabeça.
Pensamentos filosóficos:
Escrevendo o texto acima, descubro que o Português é uma língua onde hemorroida não tem acento!
“Às vezes você chora e ninguém vê as suas lágrimas.
Às vezes você entristece e ninguém percebe a sua tristeza.Às vezes você sorri e ninguém percebe o seu sorriso...Agora: experimente peidar!”
Publicitário Mário Gilberto Xavier D’Alcantara