Qualificação dos profissionais da rede Farmácia de Minas é foco de seminário

Publicado em 29/06/2012 - geral - Da Redação

Evento realizado em Araxá reuniu cerca de 600 profissionais que atuam na assistência farmacêutica estadual

Desde a terça-feira (26), cerca de 600 profissionais que atuam na assistência farmacêutica estadual participaram do IV Seminário da Rede Farmácia de Minas. O encontro, encerrado na quinta-feira (28), aconteceu em Araxá, no Alto Paranaíba. Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o evento contou com a parceira do Conselho Regional de Farmácia.
O seminário, que chega a seu quarto ano de realização, consolida-se como a principal ferramenta de atualização profissional dos farmacêuticos que atuam no Programa Farmácia de Minas e amplia, ainda, as possibilidades para a construção de uma assistência farmacêutica estadual eficaz e integrada.
Segundo a superintendente de Assistência Farmacêutica da SES-MG, Renata Macedo, nos três dias de reunião foram realizados debates sobre importantes temas ligados à assistência farmacêutica conduzidos pela presença de grandes especialistas. "No intuito de capacitar e sensibilizar os profissionais, de forma lúdica e interativa, o seminário foi idealizado num ambiente descontraído e inovador que pudesse oferecer o repasse de informações e incentivasse a própria troca de experiências entre os profissionais que atuam nos municípios”, ressaltou.
Dentre as autoridades presentes na abertura do seminário, estavam o subsecretário de Inovação e Logística da SES, João Luis Soares; o conselheiro Federal de Farmácia, Luciano Hena; o presidente do Conselho Regional de Farmácia, Vanderlei Machado; a secretária municipal de Saúde de Araxá, Patrícia Auxiliadora; entre outras autoridades.

Rede
Atualmente o Programa Farmácia de Minas, que está em vigor desde 2008, atua em mais de 300 municípios do Estado ofertando não só a distribuição gratuita de medicamentos, mas atuando fundamentalmente também na assistência ao paciente de forma integrada, entre  Unidade Básica de Saúde e o próprio farmacêutico  presente em cada unidade do Farmácia de Minas, responsável pela gestão.
No encontro, o subsecretário de Inovação da SES-MG, João Luis, destacou a importância da Rede Farmácia de Minas. “A capacitação contínua busca a padronização no atendimento à população, permitindo que os serviços de saúde ofertados pelos municípios tenham sempre a mesma qualidade”, afirmou.
Diferentemente desta edição, o seminário realizado em 2011 se ateve principalmente às questões políticas e resultou basicamente na reunião entre prefeitos para divulgar o próprio cronograma de inauguração das Farmácias de Minas.  “Nesta quarta edição, comprovamos uma apresentação com um viés essencialmente clínico-administrativo. Os 600 farmacêuticos presentes foram capacitados para a gestão, tanto administrativa, quanto clínica, enquanto os profissionais integrantes de uma sólida rede assistencial. A realização do encontro no Grande Hotel de Araxá permitiu que os participantes estivessem totalmente imersos às questões do Programa, capacitando-os para uma gestão racional dos medicamentos e a própria padronização do atendimento aos usuários de medicamentos”, declarou a diretora de Medicamentos Básicos da SES-MG, Grazielle Dias Silva.
A diretora informou, ainda, que cerca de 90% das internações por intoxicação notificadas no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, são provenientes do uso incorreto de medicamentos. “A ingestão indevida e irracional de medicamentos acarretam não só em grandes custos para a saúde pública, mas também na piora do quadro clínico do paciente. O Programa Farmácia de Minas, para além de repassar os medicamentos, oferta uma assistência no sentido de acompanhar o quadro de cada paciente cadastrado, como a posologia, patologia e a própria condução terapêutica do tratamento”, finalizou.

Agência Minas