Queima do Alho será realizada pela primeira vez em BH

Publicado em 31/10/2017 - geral - Da Redação

Queima do Alho será realizada pela primeira vez em BH

‘Queima do Alho de BH será um reencontro dos belo-horizontinos com a sua origem interiorana’ 

A tradicional “Queima do Alho” que já acontece em mais de 20 cidades do Sul de Minas dentro do “Circuito Sul Mineiro da Queima do Alho”, será realizada, dia 25 de novembro, pela primeira vez na capital mineira. O evento em Belo Horizonte está sendo organizado pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Praça da Assembleia) em parceria com o “Circuito” e toda a renda será revertida para as ações sociais da paróquia, dentre elas a recuperação de pacientes químicos.

Entre as atrações estão shows com duplas caipiras do interior mineiro, exposição de utensílios antigos da época dos tropeiros, várias barracas com comidas típicas, onde o visitante poderá apreciar pratos muito bem preparados pelas comitivas do Sul de Minas que fazem parte do Circuito Sul Mineiro da Queima do Alho. A entrada custa R$ 30, 00 (trinta reais) e dá direito ao feijão tropeiro, vaca atolada (costela de boi com mandioca), porco à paraguaia, arroz carreteiro, torresmo, costelinha de porco e muita ‘coisa’ boa. Bebidas e doces são comprados à parte no serviço completo de bar.

De acordo com a organização da ‘Queima do Alho de BH’ o público esperado é de 5 mil pessoas. “Temos uma grande expectativa de público, bastante familiar e com pessoas de todas as idades. Mas caso este número seja superado, estamos preparados, mesmo porque esse pessoal do Sul de Minas tem uma estrutura para atender até 20 mil participantes, como já ocorreu em outras ocasiões. Os ingressos estão à venda e não temos dúvida de que será um acontecimento que entrará para o calendário oficial de eventos de Belo Horizonte. A Queima do Alho de BH será um reencontro dos belo-horizontinos com a sua origem interiorana. Vai ser uma grande festa”, resumiu Padre Fernando Lopes, que esteve à frente da Paróquia de Santo Inácio de Loyola por muitos anos.

Para compra de ingressos e informações sobre a Queima do Alho de BH:
31-3291-5053
31-98799-3097
 

Um pouco sobre a Queima do Alho:
ORGULHO DE SER CAIPIRA’

Criado no ano de 1998 pela Associação dos Cavaleiros de Nova Resende, o Circuito Sul Mineiro da Queima do Alho tem se tornado uma referência nacional no que diz respeito às ações sociais e ao resgate cultural. As festas da Queima do Alho se tornaram verdadeiros pontos de encontro entre pessoas de todas as idades. São momentos de confraternização para trocar experiências, fazer doações, e, claro, contar “causos”, apreciar a saborosa comida mineira e ouvir a verdadeira música caipira de raiz, que por tantos anos embalaram os tropeiros em suas longas jornadas na lida com o gado ou no transporte de mantimentos.

Muitos ainda se lembram da época e da importância dos burros de carga e dos carros de bois que faziam o serviço hoje realizado pelos caminhões. Na música “Mágoa de Boiadeiro”, do eterno Sérgio Reis, ele descreve um pouco a transição desse período da história brasileira:

Cada jamanta que eu vejo carregada,
transportando uma boiada,
me aperta o coração.
E quando olho minha traia pendurada
de tristeza dou risada
pra não chorar de paixão”

O Circuito Sul Mineiro da Queima do Alho cumpre um papel fundamental na preservação da memória do país. Inserido numa das regiões mais prósperas de Minas e do Brasil, onde o agronegócio é cada vez mais pujante, o circuito reúne várias cidades do Sul de Minas e Caconde, que apesar de estar no estado de São Paulo, possui grande identidade com os mineiros.

As “Comitivas”, cada uma com um nome bastante peculiar, são as responsáveis pelo preparo dos pratos servidos ao público. Os eventos são realizados em espaços amplos, normalmente ligados ao setor como os parques de exposições agropecuárias.

Não há nesse Brasil quem não tenha, mesmo que distante, uma herança genética ligada ao homem do campo, homem este que foi e continua sendo um esteio forte na criação, manutenção e desenvolvimento do Brasil.

ASCOM