Receita Federal amplia canais de atendimento On-line

Publicado em 23/08/2020 - geral - Da Redação

Receita Federal amplia canais de atendimento On-line

Dessa forma, para agilizar o atendimento aos cidadãos, a Receita Federal está disponibilizando um número para atendimento exclusivo de CPF via: Whatsapp : (35) 3219-2104

Através deste canal serão atendidos apenas os serviços relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas, tais como inscrição, alteração e regularização de CPF. As mensagens serão respondidas em até 24 horas.

Informamos também que a Receita está atendendo pelo e-mail: atendimentorfb.drfvarginha@rfb.gov.br

Através deste canal serão atendidos os serviços de:

- Cadastro de Pessoas Físicas;

- Cópia de DIRPF e DIRF-Beneficiário;

- Protocolo de processos relativos aos serviços de:

- análise e liberação das certidões de regularidade fiscal e do imóvel rural;

- análise e liberação da certidão para averbação de obra de construção civil;

- retificações de pagamento; e

- Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) – Inscrição, Alteração, Baixa iniciadas pelo Coletor Online (Portal Redesim)

- Parcelamentos e reparcelamentos não disponíveis na internet

- Emissão de GPS de Parcelamento Previdenciário, desde que seja enviada cópia da GPS de uma parcela ou pesquisa de situação fiscal e cadastral.

Ressaltamos ainda que diversos outros serviços estão disponíveis via:

- ChatRFB;

- E-CAC

e na página da Receita Federal na internet: www.rfb.gov.br.

Os canais virtuais evitam que os cidadãos precisem se deslocar para comparecer às unidades de atendimento, o que diminui o risco e de contaminação tanto para os servidores quanto para a população.