Reforma da Matriz e o amplo trabalho pastoral católico em Muzambinho

Publicado em 13/04/2012 - geral -

Há dois anos no comando da Paróquia São José, Padre Ronaldo Aparecido Passos vem conquistando toda comunidade católica de Muzambinho. Falando à nossa reportagem nesta semana, o religioso esclareceu problemas ocorridos na Semana Santa, quando foi cancelada a apresentação do Quadro Vivo e a realização de procissão. Conheça ainda um pouco da intensa atuação do Padre de Muzambinho.

QUADRO VIVO INTERROMPIDO E PROCISSÃO CANCELADA
Depois de sete anos, a volta do “Quadro Vivo” foi preparada com muita competência e carinho por parte dos jovens da RCC – Renovação Carismática Católica. A encenação foi apenas iniciada às 19 horas na Sexta-feira da Paixão, sendo interrompida depois de 25 minutos devido a uma forte chuva. Além disso, surgiram problemas na fiação elétrica do lado externo da igreja. A Polícia Militar compareceu, cercando o local e prestando as orientações necessárias.
Diante dos fatos, visando a segurança da população, Padre Ronaldo decidiu cancelar a procissão e a apresentação do quadro vivo. Os fiéis então entraram na Igreja Matriz, lá permanecendo e acompanhando as demais celebrações. O religioso fez questão de valorizar o trabalho dos jovens da Renovação Carismática, destacando o empenho nos ensaios e toda preparação. Além disso, garantiu que o trabalho será mantido para o próximo ano, inclusive com algumas atitudes preventivas, evitando problemas futuros.
A programação da Semana Santa teve prosseguimento no sábado com a Vigília Pascal e Benção do Fogo Novo. Já no domingo, foi celebrada Missa às 05:30 horas, seguida da Procissão da Ressurreição.

AMPLA REFORMA DA IGREJA MATRIZ SÃO JOSÉ
O trabalho teve início no ano passado com a troca de todo o telhado, que era muito antigo, sendo necessária a troca de algumas peças de madeira. Em janeiro deste ano, foi iniciado o serviço de troca do forro (que tinha mais de 40 anos), restauração da parte elétrica e pintura interior.
A reinauguração da Igreja Matriz estava marcada para o dia 30/03. Porém, uma forte chuva acabou danificando o forro, sendo necessários reparos nas calhas. Com isso, o trabalho foi concluído e a reinauguração aconteceu no dia 06/04. Padre Ronaldo destacou a importância da participação da comunidade, manifestando seu profundo agradecimento a todos que colaboraram. “O Padre passa e a comunidade fica”, disse.

TRADICIONAL FESTA DE SÃO JOSÉ NO FINAL DE ABRIL
O evento ocorria tradicionalmente no mês de março, lembrando 19 de Março, Dia de São José, padroeiro de Muzambinho. Porém, nos últimos dois anos e com a chegada do Padre Ronaldo, a festa passou a ser realizada após a Semana Santa. Falando a respeito da mudança, o religioso justificou que a Quaresma é um período de reflexão, vigília e oração. Com isso, a realização após a Semana Santa foi considerada mais adequada e tranqüila. Neste ano, a Festa de São José ocorre entre os dias 26 de abril e 06 de maio. Durante todos os dias, será realizada a Novena de São José, sempre com a presença de um padre na Igreja Matriz. As festividades ainda incluem o sorteio de diversos prêmios, sendo: 1º uma Moto Honda 125cc Fan 0 km, 2º uma Novilha, 3º uma geladeira, 4º um fogão e 5º uma bicicleta. Os bilhetes poderão adquiridos a um preço de 10 reais na secretaria da paróquia e junto à comunidade, com sorteio no último dia da festa. A barraca de festa contará com a apresentação de diversas duplas sertanejas, grupos e cantores de Muzambinho e região, com o envolvimento de toda a comunidade. A estrutura é montada em frente à Igreja Matriz, sendo que a arrecadação é aplicada nas atividades da paróquia durante o ano.

TRABALHO CONSOLIDADO EM MUZAMBINHO
Padre Ronaldo reconheceu o trabalho realizado na paróquia pelos Padres Francisco e Guaraciba, destacando que cada religioso tem o seu estilo próprio de pensar e agir conforme a igreja. Assim, vem procurando dar continuidade ao trabalho, implantando a sua própria filosofia. Hoje, destaca a tranqüilidade no trabalho conjunto com o Padre Ademir e Diácono Riva Rodrigues de Paula através das pastorais e movimentos, visando atender também as comunidades rurais. “Sinto-me muito tranqüilo em Muzambinho e hoje o meu lugar é aqui”, disse. Valorizou o apoio da comunidade, principalmente no trabalho pastoral.
Missas são ministradas nas comunidades rurais e várias igrejas na zona urbana de Muzambinho. Nos bairros Vila Socialista e Jardim dos Imigrantes, que ainda não contam com igrejas, as celebrações ocorrem nas próprias residências. Porém, a prioridade após a reforma da Matriz, é a construção de capelas nestes dois bairros.
Sobre o envolvimento com o meio político, Padre Ronaldo observa que “todos são políticos”. Porém, existe a orientação da diocese no sentido de que os padres não sejam partidários. O próprio bispo observa que os padres devem orientar o povo para “votar bem”, respeitando a opção de cada um e a sua consciência. Mas o relacionamento do padre ocorre de forma positiva com todas as lideranças e pessoas.

O INTENSO TRABALHO DE UM PADRE
Padre Ronaldo é natural do bairro Serrado, município de Alterosa. Porém, foi criado desde os 2 anos de idade no Distrito de Santa Cruz da Aparecida, município de Monte Belo, trabalhando na lavoura junto com a família. Desde criança gostava de cantar e esteve envolvido com atividades culturais, freqüentando a igreja católica. Aos 18 anos, foi para o Seminário em Monte Santo de Minas. Depois de 15 anos no seminário, se tornou um padre em fevereiro de 2006.
Sua carreira religiosa teve início no próprio seminário, como diretor espiritual. Depois, foi pároco no Distrito de Santa Cruz da Prata, município de Guaranésia. Depois, atuou na Paróquia São José em Guaxupé, como vigário na Paróquia São José e Dores em Alfenas (por seis meses) e chegou à Paróquia São José em Muzambinho em fevereiro de 2010. Continua fazendo parte da equipe de formação da Diocese de Guaxupé, atendendo também no seminário Santo Antônio de Pouso Alegre. Acompanha dos chamados “Grupos de Vida”, ministrando aulas de espiritualidade para os leigos em Guaxupé.