Publicado em 22/06/2013 e atualizado em 24/06/2013 - geral - Da Redação

A onda de manifestações cívicas que tomou conta do Brasil chegou à região. Os protestos visam, principalmente, por melhores condições nas áreas de saúde, educação e segurança. Porém, a insatisfação também é grande quanto ao sistema político e corrupção no país.
MUZAMBINHO - Os organizadores do Movimento “VemPraruaMuzambinho” se reuniram na quinta-feira para tratar dos detalhes da manifestação na sexta-feira, 21/06. A passeata teve concentração no início da Av. Dr. Américo Luz, centro da cidade, seguinte até o Muzambódromo, contornando e retornando pela mesma avenidade e seguindo pela Rua Salatiel de Almeida até o Forum, passando em frente o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, retornando até o Paço Municipal onde aconteceu outra concentração e encerrando a manifestação.
Nas fotos, o inicio da passeata que começou por volta das 18 horas. Ampla e total cobertura com imagens e depoimentos na edição impressa da próxima semana.
As Polícias Civil e Militar acompanharam a manifestação de longe, mas dando total apoio e ficando em atenção para qualquer movimentação contrária ao propósito definido pelos organizadores.
Os Organizadores do Movimento deixaram bem claro que o mesmo não tem caráter político, sem bandeiras partidárias, seguindo os principios das reinvidicações do Movimento Nacional, com foco
principal na corrupção, a qual deverá ser combatida severamente.
O Movimento também definiu cinco causas da manifestação, sendo:
- Não à PEC 37;
- Saída imediata de Renan Calheiros;
- Imediata investigação e punição de irregularidades nas obras da Copa do Mundo pela Polícia Federal e Ministério Público;
- Lei que torne a corrupção no Congresso um crime hediondo;
- Fim do foro privilegiado, por ser considerado um ultraje ao Artigo 5º da Constitutição.
1.500 EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - Na quinta-feira, 20, cerca de 1,5 mil pessoas participaram da manifestação no município. Segundo a polícia, o movimento foi tranquilo, mas uma minoria quebrou vidros de um consultório médico durante a passeata. Os vândalos não foram identificados e ninguém foi preso.
O movimento começou às 17h30min, quando os manifestantes se reuniram na Praça Central. Gritando palavras de ordem, e com cartazes, faixas e usando nariz de palhaço, eles seguiram até a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e cantaram o hino
nacional. Entre as reivindicações, estava o fim do pegádio na MG-050 e melhorias no canil municipal. Crianças e idosos também participaram do movimento.
Os manifestantes também fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-prefeito Waldir Marcolini, que morreu nesta quinta-feira. O movimento terminou por volta das 20 horas.
DIÁLOGO EM POÇOS DE CALDAS - Cerca de 10 mil pessoas se reuniram em Poços de Caldas na
quinta-feira (20) para uma manifestação que luta pela redução do preço da tarifa de ônibus de R$ 2,80 para R$ 2,30 e durante o protesto se dirigiram para a porta da prefeitura, onde dialogaram com o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
Na sexta-feira, 21, haveria uma reunião com o prefeito para discutir a redução no preço da passagem de ônibus. “Se o preço da passagem de ônibus não baixar, Poços de Caldas vai parar”, disseram os manifestantes. Na porta da prefeitura, o prefeito garantiu que vai reavaliar a situação. “Eu não posso garantir ou prometer nada, mas vamos conversar”, prometeu.
Ainda durante a manifestação - que percorreu as principais vias da cidade e fechou cruzamentos - a empresa de ônibus da cidade retirou todas as linhas do Terminal Urbano Central e redistribuiu em
diversos pontos da cidade. A medida foi para evitar depredação e aliviar o fluxo do trânsito, já que os manifestantes fecharam as ruas e o terminal na primeira manifestação, que aconteceu na ultima segunda-feira (19).
DEPREDAÇÃO EM ITAJUBÁ - Um ônibus da empresa Valonia foi apedrejado no final da noite de quinta-feira na cidade.. De acordo com a Polícia Militar, o ato foi isolado da manifestação que pedia o reajuste no preço da passagem. Além disso, dois carros também tiveram os vidros quebrados e cinco pessoas foram detidas por vandalismo,
entre elas três menores. O prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera anunciou a revogação do reajuste de 18% da tarifa do transporte público. No entanto, mesmo após a revogação a residência da mãe do prefeito foi atingida por pedras jogadas por manifestantes. Segundo a Polícia Militar, uma das janelas da casa ficou danificada.
ATO PACÍFICO EM VARGINHA - Pessoas de diferentes idades e expectativas se reuniram em uma manifestação pacífica na quinta-feira (20), no centro de Varginha. A Polícia Militar calcula um número de cerca de 10 mil pessoas nas ruas da cidade. Os cartazes revelavam as mesmas ideias de mudanças da maioria das
manifestações em todo o país: mais educação, mais saúde, menos corrupção.
Jovens estudantes e universitários começaram a se reunir em frente à Concha Acústica, na praça central de Varginha, por volta das 17h. Os organizadores tiveram acesso ao palco da praça, de onde chamavam todos para “irem à rua”. Quando a multidão se formou, era possível ver gente de todas as idades, com cartazes de diversas reivindicações e bandeiras do Brasil e Minas Gerais.
Por volta das 16 horas, o comércio no centro da cidade e nas ruas por onde a manifestação iria passar baixaram as portas.
Muitos colocaram bandeiras do Brasil nas vitrines e cartazes de apoio à manifestações pacíficas. No trajeto, previamente determinado, o trânsito foi interditado e os sinais vermelhos davam passagem para os manifestantes.
Abaixo fotos das manifestações na região:









