Seapa e Emater-MG promovem a Semana Internacional do Café

Publicado em 05/09/2013 - geral - Da Redação

Estimular a participação de cafeicultores, representantes do setor e lideranças políticas na Semana Internacional do Café, que acontece em setembro, em Belo Horizonte. Esse foi um dos objetivos da visita do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, e do diretor Técnico da Emater-MG, Milton Nunes, a municípios das regiões Sul e Alto Paranaíba. As reuniões aconteceram no final de agosto.

Ao todo foram visitados sete municípios: Varginha, Patos de Minas, Guaxupé, Candeias, Araguari, Carmo do Paranaíba e Patrocínio. O secretário de Agricultura e o diretor Técnico da Emater-MG se reuniram com lideranças políticas, representantes do setor, cafeicultores, gerentes regionais e extensionistas da Emater-MG, e coordenadores regionais do Instituto Mineiro de Agropecuária. Os encontros reuniram cerca de 700 pessoas. A proposta foi divulgar a Semana Internacional do Café e atrair o maior número possível de interessados em participar do evento.

“As reuniões tiveram resultado positivo. O secretário de Agricultura, Elmiro Nascimento, ficou satisfeito de visitar essas importantes regiões cafeeiras e conversar diretamente com os cafeicultores. Acreditamos, que esses encontros foram fundamentais para estimular a participação deles na Semana Internacional do Café”, diz Milton Nunes.

O diretor Técnico da Emater-MG também ressaltou a realização da Semana Internacional do Café.

“ Esse é o evento mais importante do setor cafeeiro realizado no Brasil e que desta vez acontece em em Minas Gerais. Nesse período serão discutidos assuntos relevantes que irão contribuir para o crescimento e fortalecimento da cafeicultura”.

De acordo com o IBGE, Minas Gerais responde por mais de 50% da produção cafeeira do Brasil. A agricultura familiar mineira é responsável por 25% do total produzido no Estado.

Os encontros serviram ainda para falar sobre o trabalho da Emater-MG. Milton Nunes apresentou os principais programas e ações desenvolvidos pela Empresa, que contribuem para o desenvolvimento da agricultura familiar e do agronegócio mineiro.

Destaque para o Certifica Minas Café. Por meio do programa, iniciado em 2007, a Emater-MG orienta os cafeicultores para as exigências do mercado, estimulando a agregação de valor à produção, e para as normas de certificação.

As ações do programa são voltadas às boas práticas de produção e preservação ambiental, com ênfase na conservação dos recursos hídricos. O Certifica Minas Café conta com 1.643 propriedades cafeeiras certificadas. Para 2013, a meta é certificar 1.750 propriedades. A iniciativa envolve 214 municípios. O Certifica Minas Café é uma iniciativa do governo estadual e executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da (Emater-MG) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

No mesmo período, os municípios de Teófilo Otoni, Leste de Minas Gerais, e Viçosa, Zona da Mata mineira, receberam uma equipe da Emater-MG e Seapa formada pelo gerente do Departamento Técnico, Valmisoney Moreira, o coordenador Técnico estadual de Cafeicultura, Marcelo Felipe, e pelo coordenador de Cafeicultura da Seapa , Niwton de Castro Moraes. A ideia foi divulgar a Semana Internacional do Café.

Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café será realizada no Expominas, em Belo Horizonte, de 9 a 13 de setembro. A visitação do público vai até o dia 12, dentro do Espaço Café Brasil. O dia 13 de setembro está reservado a visitas técnicas às principais regiões produtores de Minas Gerais. A Semana Internacional do Café é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Seapa, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, Organização Internacional do Café (OIC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério das Relações Exteriores e Café Editora. O evento conta com patrocínio da Nestlé e do Sistema OCB/Sescoop/Ocemg.

Para participar do evento, os interessados devem solicitar o credenciamento antecipadamente os interessados devem acessar o site www.semanainternacionaldocafe.com.br ou www.espacocafebrasil.com.br. Produtores rurais e profissionais do setor com CNPJ não pagam para obter a credencial. Demais visitantes pagam R$ 20,00 pelo credenciamento.

A feira vai apresentar exposição de equipamentos, produtos e serviços, além de promover rodadas de negócios, concurso de baristas, concurso de provadores de café (cup tasters), provas de café (cupping) e diversos eventos técnicos, como seminários, palestras e workshops.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG