Publicado em 22/05/2018 - geral - Da Redação
O mundo digital tem sido discutido em diversas partes do planeta,
a influência da tecnologia nos negócios é uma realidade reconhecidamente
importante e transformadora dos hábitos de consumo da população. Tal assunto já
profundamente debatido, até em reuniões da ONU, foi o tema principal da Semana
de Comunicação que aconteceu em São Paulo em meados do mês de maio. Realizado pela
UNASP - Universidade Adventista de São Paulo, o evento enfocou a influência das
mídias digitais nos negócios, principalmente na área da Comunicação e
Marketing. Durante quatro noites (14,15,16 e 17/05) os participantes tiveram
contato com o que há de mais atual em análises e tendências do uso dos meios
digitais e o mercado. O auditório central da universidade, permaneceu
completamente lotado durante todo decorrer do evento.
“A Comunicação com o Mercado na era Digital” foi o assunto
trazido pelo Palestrante Helder de Melo Moraes (Edinho Moraes) para o deleite
do público presente. Além de um resgate
histórico do tipo de comunicação realizada com fins mercadológicos, ao longo
das décadas, nos últimos 40 anos, Moraes defendeu a existência de uma
“Corporação Virtual” em tudo o que se comunica com o mercado através das mídias
digitais. Moraes comentou ainda, que o termo “Corporação Virtual”, já utilizado
por outros autores, explica as ocorrências no mercado consumidor, após a
mensagem ser dirigida ao público alvo. Além da parte física existente, há algo
que tem efeito prolongado, muito além do que se pode imaginar. Prova disto são
os dados que o facebook utiliza para
mapear o perfil dos consumidores, ou seja: quando um consumidor se comunica
através da Web, seus dados não são
mais propriedade dele (consumidor) e os efeitos disto vêm depois, com inúmeras
propostas de vendas de produtos para os quais o consumidor nem procurou para
compra-los, mas que passa a ter interesse após tomar conhecimento da proposta,
disse o palestrante. O mesmo acontece quando o consumidor usa o cartão de
crédito; os dados do usuário serão utilizados para conhecer o perfil do
consumidor, como por exemplo a preferência dos restaurantes, ou até do cardápio
preferido pelo dono do cartão. Esta é uma das características da “Corporação
Visual”, mas é apenas o começo, disse Moraes.
O Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, Prof. Flávio Salsedo, anfitrião do evento, comentou a importância de situar os alunos das intercorrências do uso das mídias e muni-los de informação de profissionais com experiência de mercado, para formar mão de obra qualificada na área do marketing e da comunicação. Segundo ele debater o futuro do mercado consumidor é interesse da sociedade como um todo e não só da universidade, pois a consumo mexe com a economia.