Publicado em 20/01/2021 - geral - Da Redação
Instituição tem atuado para facilitar acesso a produtos e
serviços financeiros aos seus mais de 5 milhões de cooperados
Uma das principais forças de inovação do Sistema Financeiro Nacional
(SFN), o Sicoob - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil - vem
apresentando recordes de movimentação durante as últimas semanas. Em 11 de
janeiro, o Sistema registrou um aumento de 7,48% na quantidade de transações de
negócio realizadas pelos cooperados nos canais de atendimento, ultrapassando a
marca de 42 milhões de transações no dia (ante a 39,5 milhões em 4 de janeiro),
sendo 88,75% delas feitas em canais digitais.
De todas as transações feitas neste período, nove a cada dez foram
feitas pelos canais digitais, sendo que 72% foram exclusivamente pelo App
Sicoob. "Estamos muito contentes em proporcionar uma experiência digital
aprimorada para nossos cooperados. Queremos oferecer soluções cada vez mais
completas para que possam fazer a gestão de sua vida financeira na palma das
mãos", destaca o Diretor Executivo de Tecnologia da Informação do Sicoob,
Antônio Vilaça Júnior.
O final do ano também foi movimentado pois na semana do Natal, duas
marcas importantes foram atingidas: os mais de 5 milhões de cooperados fizeram
mais de 2,3 milhões de transações em cartão em apenas um dia, 23/12. Este
número foi quase 12% a mais do recorde de 2 milhões de transações da semana
anterior, o que comprova que o uso das ferramentas digitais caiu no gosto dos
cooperados. Já na véspera do Natal, o Sicoob chegou a aprovar 4.367 pagamentos
via plataformas digitais por minuto, 10% a mais do recorde anterior, de 3.942.
Os pagamentos por aproximação (contactless) também ganharam força
no Sicoob principalmente neste período da pandemia com o isolamento social. Em
2020 foram quase 6 milhões de pagamentos nas funções crédito e débito nesta
modalidade totalizando mais de R$ 300 milhões, um expressivo aumento de mais de
1.500% comparado ao ano anterior. As compras de até R$ 100,00 podem ser feitas
de forma mais ágil pelos cooperados portadores do cartão com essa
funcionalidade, apenas aproximando o cartão da maquininha, sem a necessidade de
digitar a senha.
Resultados positivos são fruto de árduo trabalho
Tais resultados são atribuídos ao poder de inovação tecnológica do
Sistema. Nos últimos meses, a instituição tem atuado para melhorar cada vez
mais a experiência dos usuários de ferramentas digitais, como a integração do
processo de filiação ao aplicativo principal, o App Sicoob. A instituição foi
inovadora ao adotar o reconhecimento facial para liberação de aplicativo, tokens
e troca de senhas.
Desde novembro, o Sicoob também atua com o Pix, novo método de
pagamentos desenvolvido pelo Banco Central. O Sistema informa que, em quase
dois meses de atuação, foram movimentados mais de R$ 13,7 bilhões via Pix em
sua rede.