Publicado em 08/02/2021 - geral - Da Redação
Em 2020 foram inaugurados 197 novos pontos de atendimento.
Expansão do Sistema, que persistirá em 2021, tem como premissa ampliar e
democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros de qualidade e a preços
mais justos para a população brasileira
O Sicoob - instituição financeira cooperativa - vem expandindo a sua
capilaridade para atender à demanda da população. De acordo com o relatório de
evolução mensal divulgado pelo Banco Central (BC), a instituição alcançou a
terceira colocação na escala das maiores redes no segmento financeiro, com
3.480 locais para atendimento aos cooperados.
Dentre os cinco primeiros colocados no ranking (além do Sicoob, Banco do
Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú fazem parte dessa lista), o representante do
cooperativismo financeiro foi o único a ampliar sua atuação presencial, em 6%,
avanço esse que também se identifica em outras bandeiras do movimento
cooperativo nacional. No caso dos demais players, houve redução de até
24% com relação aos números de dezembro de 2019.
Tomando como referência um período de cinco anos, o Sicoob viu evoluir
sua quantidade de pontos de atendimento em mais de 40%, média de 8% por ano.
Segundo o BC, em dez/2020 havia 18.450 agências bancárias no Brasil.
De acordo com Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações
Institucionais do Sicoob, apesar de a pandemia estar influenciando o redimensionamento
da rede, o movimento de redução de agências já vinha sendo observado antes da
crise. "Essa reacomodação é natural, observada também fora do Brasil, e
está associada à evolução digital e a oportunidades de racionalização
estrutural no âmbito dos bancos, que atingiram a plenitude da sua rede há mais
tempo e hoje apresentam algum nível de sobreposição. As cooperativas, que
também vêm dando forte ênfase ao atendimento remoto, ainda têm um grande espaço
geográfico a ser coberto com pontos fixos, inclusive para equilibrar, em alguma
medida, a sua presença física com a rede bancária. Ademais, dado o seu modelo
societário, não podem impor este ou aquele canal de contato."
Segundo o executivo, "enquanto as cooperativas já servem
substancialmente as pequenas localidades, centenas delas - normalmente remotas
e pouco atrativas para a concorrência - sem a companhia de qualquer outro agente
financeiro, nos territórios mais populosos, sobretudo em regiões
metropolitanas, há demanda das comunidades para uma maior presença física do
segmento, até mesmo como alternativa aos bancos. O quantitativo e o
dimensionamento dos pontos físicos, bem como a amplitude da oferta de soluções,
respeitam as características e necessidades de cada praça."
Em paralelo à expansão física, o Sicoob vem intensificando e acelerando
investimentos em tecnologia e inovação, buscando melhorar cada vez mais a
experiência dos usuários que preferem o relacionamento não presencial. Logo no
início da pandemia, a instituição desenvolveu mecanismo de reconhecimento
facial para evitar a ida dos cooperados até uma agência para liberar
aplicativo, tokens e senhas. Junto com essa medida, o sistema viabilizou os
pagamentos por aproximação (contactless) nas funções débito e crédito
dos seus cartões, dispensando a digitação de senhas. Uma terceira novidade,
entre outras, foi a implementação de um processo de filiação totalmente
digital, diretamente por meio do App Sicoob.
O diretor lembra, ainda, que "o atendimento físico, respeitadas às premissas da real necessidade e viabilidade econômica, e o digital devem caminhar lado a lado para que se cumpra efetivamente o propósito cooperativo de promover justiça financeira e prosperidade, com ampla inclusão e sem o viés do lucro". Concluindo, acentua que "ao facultar a escolha do canal de relacionamento o Sicoob vai ao encontro do usuário, respeitando a preferência dos atuais e futuros cooperados, donos do empreendimento cooperativo. Além disso, honra com o seu compromisso de engajamento territorial, nos termos do sétimo princípio cooperativista (interesse pela comunidade), o que inclui a preservação e a geração de milhares empregos".
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