
Na última semana, uma equipe da SUAPI – Subsecretaria de Administração Prisional, com sede em Alfenas, conheceu a real situação da cadeia pública em Muzambinho. A iniciativa foi proporcionada pelo Promotor de Justiça da Comarca de Alfenas, Dr. Frederico Carvalho de Araújo, que atua como cooperador no município. A autoridade do Ministério Público acompanhou o diretor Helisandro César Sales e o Coordenador Geral Eliel Mariano durante visita à cadeia local.
A reportagem da Folha acompanhou as autoridades e buscou maiores esclarecimentos sobre o trabalho que poderá ser implantado em Muzambinho.
HUMANIZAÇÃO DO PRESO E MAIOR SEGURANÇA À COMUNIDADEO diretor Helisandro confirmou que o primeiro objetivo da visita foi conhecer a situação atual da cadeia pública local. Assim, sendo possível apresentar a questão ao Subsecretário. Com isso, demonstrando a necessidade da SUAPI assumir os trabalhos no município. Até porque a proposta da Subsecretaria de Administração Prisional é assumir todas as cadeias do estado que estão na gestão das polícias Civil e Militar até 2014.
Assumindo uma cadeia pública, a primeira preocupação da SUAPI é a humanização do preso. Ou seja, mudar a situação de “depósito humano”, proporcionando um trabalho de ressocialização dos mesmos. Na área técnica, é oferecido um atendimento

social, psicológico e médico. Já os diretores fazem a gestão e os agentes penitenciários desenvolvem a área de segurança. Trata-se de uma equipe treinada e apta para os procedimentos operacionais padrões para utilização dentro da carceragem. Além disso, a cadeia passa a ter guarita e serviço de escolta externa nos diversos tipos de acompanhamento.
Diante da nova situação, as Polícias Civil e Militar poderão desenvolver suas funções específicas, melhorando a segurança pública da cidade. O policial desviado para cuidar da carceragem poderá desempenhar o seu profissionalismo na rua.

Através do trabalho da SUAPI, o preso poderá ser recuperado e retornar ao convívio da sociedade de uma forma adequada. Com acompanhamento e orientação profissional, o mesmo poderá ter a sua vida transformada positivamente, deixando a prática do crime.
Além da sede regional em Alfenas, a SUAPI já atua em cidades como Poços de Caldas, Guaxupé/ Guaranésia, Campos Gerais, Boa Esperança, Piumhi e Andradas. O diretor relatou que o objetivo do governador do estado é melhorar a segurança pública.
A visita à cadeia pública de Muzambinho é o primeiro passo para a implantação do trabalho da SUAPI na Comarca. Diante da

possibilidade real, novas reuniões deverão ser realizadas para envolvimento dos poderes constituídos e comunidade de uma forma geral. Vale esclarecer, ainda segundo o diretor, que a iniciativa não significa a vinda de nenhum preso perigoso para o município. Ou seja, não é objetivo transformar a cadeia local em um presídio. O objetivo é cuidar dos presos da própria cidade, buscando a reestruturação e adequação da cadeia local. Para tanto, os profissionais envolvidos são da própria cidade e terão a oportunidade de participar de processo seletivo nas diversas áreas do trabalho.
O MAIS IMPORTANTE É A QUESTÃO SOCIALO Promotor de Justiça Dr. Frederico relatou que a iniciativa de buscar a implantação do trabalho da SUAPI em Muzambinho surgiu através de contato inicial com o diretor Helisandro e coordenador Eliel, na cidade de Alfenas. Considera a iniciativa interessante do ponto de vista da humanização da pena e tratamento digno ao preso. Com isso, tornando o preso mais tranqüilo, oferecendo condições para que o mesmo cumpra sua pena com trabalho e recompensas legais. Ao mesmo tempo, a Polícia Civil poderá desenvolver suas funções normais de investigação. Por sua vez, a Polícia Militar terá condições de fazer o trabalho de segurança pública em favor de toda comunidade. Esta situação é considerada muito positiva observando a questão social. “O aspecto é totalmente positivo por conta da própria estrutura do sistema SUAPI”, disse. Também destacou o apoio do corpo técnico, através do fornecimento de pareceres psicológicos, auxiliando na progressão do regime e outros tantos benefícios. “Só vejo benefícios com a provável assunção pela SUAPI da cadeia pública de Muzambinho”, disse o promotor.
Dr. Frederico teceu elogios ao trabalho desenvolvido na cadeia local pelo delegado Dr. Adnan Cassiano Grava. Assim, acredita que a estrutura é favorável para o possível trabalho da SUAPI. Isto porque conta com um galpão para trabalho e horta. As próprias galerias são bem estruturadas. Portanto, a situação é favorável em comparação com outras cadeias públicas da região que estão em piores condições.
O Promotor de Justiça informou que o próximo passo será estabelecer um cronograma de ações junto aos diretores regionais. Assim, solicitando a participação de outras autoridades e lideranças como prefeitos, secretários e deputados da região. Isto para que ocorra o real empenho no sentido de proporcionar maior segurança para a população de Muzambinho. “A população pode cobrar e solicitar. O primeiro passo foi dado”, disse.
TODOS GANHAM COM O TRABALHOO delegado Dr. Adnan Cassiano Grava declarou ter observado a possibilidade de implantação da SUAPI no município de forma muito positiva, demonstrando-se esperançoso. Lembrou o ônus da Polícia Civil no trabalho de manutenção dos serviços na cadeia pública local. Assim, valorizou a iniciativa do Promotor e da SUAPI, pois oferecerá uma cadeia mais segura e maior segurança pública para a comunidade. Ao mesmo tempo, a Polícia Civil poderá desenvolver suas funções específicas, visto que hoje tem o trabalho sobrecarregado com as ações burocráticas. “Se a SUAPI assumir a cadeia de Muzambinho, sem dúvida nenhuma todos ganham, inclusive nós da Polícia Civil”, disse.