
As equipes Xeque Mate, do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI) em Santa Rita do Sapucaí, e Alfa, do Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte, foram as duas vencedoras estaduais do Desafio Sebrae – jogo virtual que estimula o empreendedorismo entre jovens. Minas Gerais é um dos cinco estados brasileiros com maior número de inscrições, podendo, assim, premiar duas equipes e levá-las para a semi-final nacional.
A equipe Xeque Mate é composta pelos universitários Anderson Sasaki, Felipe de Souza, Paulo Henrique Martins, Renan Ramos e Rodrigo do Nascimento. De acordo com Rodrigo, a equipe almeja chegar a final nacional. “Jogamos com uma visão de futuro, sempre tentando prever os resultados escolhendo as ações mais adequadas. O nosso foco agora é aprimorar nossas estratégias para sermos uma das melhores equipes do país. Para conseguirmos esse resultado focamos no entendimento operacional, na constante avaliação dos concorrentes e na elaboração de estratégias tanto para prevenir quanto para encontrar novas oportunidades de jogo “, ressalta.
As duas equipes vencedoras concorreram com 12.724 participantes em 3.554 equipes. As campeãs de Minas integram as 32 equipes que irão disputar a semi-final nacional de 09 a 14 de novembro em Salvador/BA. No mesmo período, as oito com maior pontuação disputarão a final.
Segundo o gerente da Regional Sul do Sebrae-MG, Juliano Cornélio, esse resultado é motivador. “Ficamos muito felizes não só pelo aumento do número de participantes em 2012 na região, mas principalmente por termos uma equipe semi-finalista na etapa nacional”, afirma Juliano evidenciando o número expressivo de inscrições no Sul de Minas (2283) que superou o ano de 2011 em 116 inscritos.
PremiaçãoAs equipes Xeque Mate e Alfa e as respectivas instituições de ensino ganharão um troféu. Além disso, os vencedores estaduais irão receber um certificado de participação e a viagem para representar Minas Gerais na semifinal nacional em Salvador.
Cada integrante das oito equipes que chegarem à final nacional ganharão um Ipad e uma bolsa de estudos online na Fundação Getúlio Vargas. O primeiro lugar também será premiado com um MBA executivo para cada participante e uma viagem internacional para um centro de empreendedorismo, onde irão representar o Brasil no Desafio Sebrae Internacional. Os três primeiros colocados terão a oportunidade de fazer o curso de Inovação na COPPE/UFRJ. O segundo e terceiro lugar receberão também um curso de estratégias empresariais. Da quarta à oitava colocação, os participantes serão premiados com cursos de curta duração para aprimorar o conhecimento na área da gestão. Os professores orientadores das oito equipes finalistas também serão premiados com Ipads.
Desafio SebraeNeste ano, o jogo virtual promovido pelo Sebrae chega a sua 13ª edição, com mais de 150 mil inscritos em todo o país. Os estudantes estão tendo que gerenciar um empreendimento de “Polpas, sucos e frutas tropicais” que simula a concorrência entre empresas em um mercado virtual, no qual busca desenvolver, em cada participante, conhecimentos de gestão de negócios e competências empreendedoras.
“Essa é uma experiência muito importante para os acadêmicos trabalharem aspectos comportamentais como trabalho em equipe, liderança, persistência, entre outras características empreendedoras e também para ser utilizada como uma atividade complementar, servindo como capacitação para os estudantes”, afirma a analista técnica do Sebrae-MG, Grazielle Candida Cotta.
Assessoria de Imprensa do SEBRAE/MG