Publicado em 24/09/2015 - geral - Da Redação
O deputado estadual Cássio Soares (PSD) protocolou na última semana, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, um Projeto de Lei para nomear como “Tatá Tomé” o trevo da Rodovia MG-050 que passa por Piumhi. O projeto precisa agora do parecer da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Transportes da ALMG. O trecho que é administrado pela Concessionária Nascentes das Gerais está atualmente em obras.
Cássio Soares ressaltou o exemplo de Tatá Tomé, como político e como empresário. “Acredito na política que melhora a vida das pessoas. Tatá é uma desses exemplos. Ele tem uma história de vida baseada na transformação social da cidade em que nasceu. Como político e como cidadão buscou e lutou sempre por melhorias não apenas para Piumhi, mas para o Centro-Oeste Mineiro”, comentou.
Otacílio Gonçalves Tomé, carinhosamente chamado por Tatá Tomé, foi importante personalidade de Piumhi. Prefeito e importante empresário, Tatá sempre promoveu o desenvolvimento e o progresso social e econômico da cidade. Formado em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ingressou na política no período da ditadura militar, lutando contra a repressão.
Em 2009, Tatá inaugurou a Faculdade São Francisco Piumhi, a FASIP. Doou para o Governo Federal toda a estrutura da faculdade que tem 27 mil m² de área, sendo 3.200 de edificações, com mais de 15 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório e área administrativa, avaliada em R$ 20 milhões. No local, foi instalado o Instituto Federal de Piumhi. Criou ainda na década de 1970 a SITRAN (Sinalização de Trânsito Industrial Ltda.), empresa que atua em todo o país, no desenvolvimento de tecnologias e suportes para o gerenciamento do trânsito. Tatá promoveu também a comunicação em Piumhi, instalando no município a rádio Onda Oeste FM.
O parlamentar afirmou que denominar o trevo que passa por Piumhi, cidade natal de Tatá, com o seu nome é uma forma de homenageá-lo, e principalmente, de lembrar sua constante busca pelo desenvolvimento e progresso da cidade. “Diante das inúmeras conquistas para o Município de Piumhi, sendo notório o desenvolvimento da região advindo de suas ações, Tatá Tomé conta com o reconhecimento da população, razão pela qual apresento esse Projeto de Lei. Conto com o apoio dos nobres colegas nesta justa homenagem à Tatá e à sua família”, reforçou o parlamentar.
Otalício faleceu em março de 2013, aos 75 anos, deixando a viúva, Amália Darcy e três filhos, Simone, Ana Cristina e João Antônio. O trevo da Rodovia MG-050 que receberá o nome de Tatá Tomé fica no km 263, no município de Piumhi.
FONTE: ASCOM