Termina greve da Saúde

Publicado em 16/07/2012 e atualizado em 16/07/2012 - geral - Da Redação

Servidores estaduais da Saúde encerraram a greve na quinta-feira (12/07) à noite. A paralisação, que durou 28 dias, foi finalizada depois de uma reunião entre representantes do governo de Minas e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde). O presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), foi o interlocutor de todo o processo. “O governo de Minas fez uma boa proposta para os servidores da Saúde do Estado. A negociação transcorreu na mais absoluta transparência, permitindo um diálogo aberto e a valorização do profissional do setor”, disse o deputado Mosconi.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ressaltou que o acordo foi fechado em torno das mesmas propostas apresentadas pelo governo no dia 19 de junho. Elas contemplam diversas reivindicações da categoria. Os benefícios implicarão em um impacto anual de R$ 100 milhões no orçamento da pasta.
“Este acordo é uma conquista de todos nós. O governo de Minas sempre manteve o diálogo e vejo que agora prevaleceu o bom senso. O importante é voltar à normalidade”, afirmou o secretário Adjunto Breno Henrique Avelar. De acordo com o diretor do sindicato, Renato Barros, a categoria teve suas reivindicações econômicas atendidas e todos os servidores já retornaram aos seus postos de trabalho.

Acordo. A proposta prevê reajuste da gratificação complementar para todos os servidores, pagamento do adicional noturno de 20% para aqueles com direito ao benefício, aumento de 330% da base de cálculo da insalubridade, aumento de adicional de emergência em 50%, além de outros benefícios. Essa proposta já havia sido aceita pela Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg) desde o dia 22 de junho, por isso eles não aderiram à greve.
O projeto de lei relativo aos itens acordados será encaminhado nos próximos dias à ALMG. No mesmo documento, o Sind-Saúde comprometeu-se a não fazer movimentos reivindicatórios que remetam aos itens acordados.

 


Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)