Travessia Social promove qualidade do ensino e empreendedorismo no Sul de Minas

Publicado em 29/08/2012 - geral - Da Redação

Mais conforto e segurança para os alunos e tranqüilidade para os pais. Estes são alguns dos benefícios que a reforma da Escola Municipal Joaquim Ramos de Oliveira trouxe para a comunidade de Dom Viçoso, no Sul de Minas.
A escola, reformada por meio do Programa Travessia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese),  ganhou um muro no entorno, novos banheiros, pintura e obras de acessibilidade para os deficientes. A escada foi coberta e a cozinha e o refeitório também passaram por intervenções. Tudo isto foi motivo de alegria para professores,  funcionários e para os 85 alunos de 4 a 10 anos.
De acordo com o diretor municipal de educação do município, Benedito Belmiro, a reforma e principalmente a construção do muro eram anseios antigos da comunidade, já que a escola fica próxima à uma estrada -  o que colocava em risco a segurança das crianças.
Outro benefício na área da educação que o Programa Travessia trouxe para a  cidade, segundo Belmiro, foi o Progestão,  que capacitou seis gestores educacionais. O resultado foi a melhora na qualidade das três escolas de ensino fundamental do município.
O Travessia também contribuiu para que Dom Viçoso, que tem como principal fonte de renda a atividade agropecuária, recebesse uma fábrica de jeans. A confecção foi instalada num galpão de 250 metros quadrados, construído com recursos do Projeto e é destinada a pequenos empreendedores. Hoje a fábrica tem 35 empregados. Para o chefe de gabinete da prefeitura, Sebastião Marques, “isto significa um ganho enorme para a cidade que tem cerca de três mil habitantes”.

Programa Travessia

O Programa Travessia foi lançado em 2008, e até 2011 o programa já realizou 4 mil 276 intervenções  no Estado em conjunto com outras secretarias e autarquias. Cerca de 2 milhões de pessoas foram beneficiadas direta ou indiretamente em 154 cidades mineiras, com ações como construção de casas, construção de módulos sanitários, ações para acesso a àgua, pavimentação de ruas, reforma de escolas, capacitação de gestores educacionais e de saúde, emissão de documentos entre outras. O volume de investimentos já chega a 875 milhões de reais.

SEGOV - Assessoria de Imprensa