Publicado em 21/11/2012 - geral - Da Redação
Deputado federal Leonardo Monteiro participa de aula inaugural da UFJF, e lembra luta histórica por universidade pública no Leste de Minas
“É com emoção e alegria que vemos o início das aulas da nossa Universidade Federal, que atenderá não só Governador Valadares, mas o Vale do Rio Doce e todo o Leste de Minas. Este momento é simbólico, pois reflete a luta de muitos anos, desde que o Marcos Helênio, que foi deputado estadual pelo PT, tentou trazer uma universidade pública para Valadares. Naquele momento, a opção era por uma universidade estadual, como aconteceu com a Unimontes, em Montes Claros. A partir de 2003, com a eleição do Lula para a Presidência, e também com minha eleição para deputado federal, e depois com a Elisa como deputada estadual, lutamos pela Universidade Federal. Consolidamos esse projeto com a UFJF, e o professor Henrique Duque foi fundamental para dar mais agilidade ao processo. N ossa expectativa é de que Universidade venha para alavancar o desenvolvimento da região, qualificando as pessoas para ficarem em nossos municípios. Mas, se as pessoas preferirem sair, vão sair profissionalizados, não vão sair para serem explorados lá fora”, destacou o deputado Leonardo Monteiro.
Durante a apresentação, os estudantes puderam tirar dúvidas com professores de seus cursos e com a equipe de pró-reitores da UFJF. “A UFJF está cuidando do campus de Valadares com muito carinho. Desde o anúncio feito em 2010 pelo ex-presidente Lula, já se foram quase três anos de muitas reuniões no Ministério da Educação e no Ministério da Saúde, e agradeço também ao deputado Leonardo, por toda a disposição. Nossa luta continua, por mais recursos e mais investimentos, para que Valadares tenha o melhor campus de Minas”, disse a prefeita Elisa Costa.
Ao se dirigir aos alunos, o reitor Henrique Duque afirmou a concretização da luta pela universidade pública no Leste de Minas é fruto de um governo federal que se preocupa com a educação. “No anúncio, em 2010, estiveram aqui o Lula e o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, que era ministro da Educação. Também estava a presidenta Dilma, que naquela época era ministra e pré-candidata. Nós devemos muito a eles, e eu quero agradecer, como também quero agradecer ao atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Para tudo que a UFJF precisou, as portas estavam abertas”, enfatizou o reitor.
ASCOM