Publicado em 07/10/2015 - geral - Fernando de Miranda Jorge
Tanto vale a pena ler novamente, como ficar de olho vivo nos políticos da região e mesmo nos que circulam por aqui, principalmente em época pré-eleitoral para o petitório do voto e “chuvas” de promessas. E, ainda, àqueles que se valem da paternidade do favorecimento da obra obtida, da qual não se conhece o verdadeiro pai. Vamos recapitular, com algumas pinceladas, textos sobre a BR 265, partindo de São Sebastião do Paraíso/Jacuí/Bom Jesus da Penha/Alpinópolis. BR 265 – UMA RODOVIA com várias fases - 28 de Fevereiro de 2015 - Uma estrada federal, com diferentes aspectos: pista auxiliar – terceira pista, acostamento; às vezes, com faixas de segurança e de sinalização no seu leito de rolagem, outras vezes não, o que não é próprio para uma BR. Trechos sem acostamentos e de difíceis ultrapassagens; com “olhos de gatos” em alguns locais, em outros não. Isso faz enorme falta, principalmente em locais onde já existiram; foram retirados, quando do recapeamento (asfalto sobre asfalto) em 2013, e não recolocados, apesar da promessa da reinstalação em até março de 2014 (veja S.S. do Paraíso/Jacuí). AINDA SOBRE a BR – 265 - 06 de Junho de 2015: Desde o ano de 1999, data da aprovação do projeto para execução de pavimentação da BR-265, entre o Nordeste Paulista ao Sul e Sudoeste de Minas Gerais, as obras de 120 km de extensão foram dadas como concluídas. O que não corresponde à realidade, pois faltam ainda 9,2 km de segmentos descontínuos entre Jacuí/BJDP/Alpinópolis a serem feitos. Se 110,8 km foram concluídos em 16 anos desde a aprovação do projeto, os 9,2 km restantes não poderiam demorar mais que 1,23 anos. Infelizmente, decorridos 05 anos, e nada foi feito até hoje. É uma bela obra inconclusa. Para a conclusão desta obra, estima-se pouco mais de R$30 milhões. Se pensarmos em Governo Federal, Estadual e Municípios envolvidos, é um valor irrisório diante do que já foi gasto. CHEGOU BEM na hora - 31 de Janeiro de 2015: A união de duas BR’s (265 e 381) cortando o Sul e Sudoeste de Minas. De Jacuí a Belo Horizonte, em duas rodovias federais, cobrindo Jacuí/BJDP/Alpinópolis/CRClaro/Ilicínia/Boa Esperança/Nepomuceno/Lavras/Oliveira e Belo Horizonte. Quantas cidades beneficiadas. Chique e, melhor, com tão somente três pedágios de apenas R$1,60 cada. DESESPERAR jamais - 13 de Maio de 2015: Uma grande extensão regional (Sul e Sudoeste) de Minas Gerais, que tem três legítimos representantes, os quais conhecem de sobra nossas necessidades, contam com os senhores deputados: Antônio Carlos Arantes, Cássio Soares e Emidinho Madeira, assim como seus 250 mil eleitores (Uma Passos, Varginha, Jacuí e Nova Resende); (Uma Divinópolis, Alfenas e São Sebastião do Paraíso), que creditaram seus votos, pedem – não abandonem a causa desta BR. Abracem-na. Há forte indignação, com relação às autoridades políticas, quando se transita nesses trechos inacabados e, também, com a ausência de “olhos de gatos” de São Sebastião do Paraíso a Jacuí. Está sumariamente difícil entender por qual motivo um projeto dessa importância não se concretiza.
Fernando de Miranda Jorge - Jacuí/MG E-mail: fmjor31@gmail.com