Vamos comemorar o Dia do Soldado?

Publicado em 22/08/2014 - geral - Da Redação

Na escola primária aprendemos que o dia 25 de agosto é o Dia do Soldado. A data é uma homenagem ao ilustre Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, que nasceu em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos, Duque de Caxias já era capitão e é conhecido por ter lutado e defendido o Brasil em guerras internas e externas.

Uma data importante no calendário do Exército, mas que muitas vezes não é lembrado pelos demais brasileiros.  Mas, em todo o Brasil, são milhares de pessoas que servem o Exército e que merecem uma homenagem pela data. “A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores importantes para sua vida adulta, como disciplina, solidariedade e perseverança. Além da estima pelo trabalho em si e o amor à pátria”, diz Maria Alice S. V. Ferreira, diretora da Calçados Price, empresa de coturnos e fardas militares, com sede em Três Corações, sul de Minas Gerais.

O termo soldado é de origem latina – solidarius. No Brasil, o serviço militar é obrigatório desde 1908 e o soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Em situações de calamidade pública, como tragédias naturais, prestam auxílio à população. Desde 1994, por exemplo, soldados brasileiros juntaram-se às forças de manutenção da paz das Nações Unidas (ONU) em cinco países. Desde 2004, têm presença garantida no Haiti, liderando a Missão de Estabilização das Nações Unidas (MINUSTAH).

Fonte: SAKEY - Eliana Sonja