Vencendo os desafios da Internet

Publicado em 17/10/2012 - geral - Da Redação

 

O maior desafio que os jornais e revistas enfrentam hoje é o de produzir um site inteligente e adequado para ser difundido através da Internet.

Isso porque, quando os leitores se transformam em internautas, eles invariavelmente passam a ser mais críticos sobre a apresentação formal desses sites e muito mais exigentes sobre o seu conteúdo.

Apesar de muitas publicações já se apresentarem na Web com conteúdos bem completos e consistentes, a maioria delas, no entanto, ainda se questiona sobre o que, exatamente, deve colocar nos sites que pretende veicular.

Se formos analisar os sites que já estão por aí, pode-se observar que eles não diferem muito dos materiais impressos que esses jornais e revistas costumam distribuir aos seus leitores. Poucas, muito poucas mesmos, estão usando, com inteligência e adequação, a dinâmica e ágil linguagem da Internet. E isso efetivamente não acontece, aquele leitor/internauta. Agora frustrado e decepcionado, vai pensar duas vezes antes de acessar novamente o site.

Tudo isso nos leva a afirmar que um jornal ou uma revista, ao produzir um site para a Internet, precisa necessariamente ser original, apresentando o maior número possível de novidades, aliadas à uma prestação de serviços que vai muito além das características formais. Deve criar estímulos para que seus leitores usuais permaneçam ainda mais fiéis e para que os potenciais se sintam quase que obrigados a correr até a redação ou a banca mais próxima, em busca de um exemplar.

Na verdade, não existe uma fórmula para se produzir com propriedade uma mensagem para a Internet. A rede, como se sabe, não determina padrões nem impõe limites. É um canal democraticamente aberto no qual vale produzir qualquer mensagem, desde que com conteúdo inteligente, capaz de atrais quem quer que esteja conectado.

É por tudo isso, que os profissionais de jornais e revistas precisam, antes de tudo, conhecer esse novo meio, através de cases e apresentações que vêm dando certo. Só assim eles vão poder descobrir as imensas oportunidades desse novo mercado, que, convenhamos, já nem precisa mais provar o seu imenso potencial.

Nós, profissionais de jornais e revistas entendemos das dificuldades enfrentadas com o advento da Internet, más estamos prontos para os desafios. A mídia imprensa nunca vai acabar.

Alexandre Wagner da Silva é empresário, jornalista, publicitário e Presidente do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerias – SINDIJORI/MG