O verão deste ano já está marcado por turbulências da natureza, com chuvas acima da média para o período em boa parte do país. E coincide, justamente, com as férias escolares. Muitas pessoas, mesmo com os riscos naturais, não deixam de viajar e desfrutar esse período de descanso. Mas é preciso tomar alguns cuidados no momento de pegar a estrada e a prudência deve ser a maior aliada do motorista, principalmente em caso de chuvas fortes.
Uma boa revisão no carro antes de sair de férias é o primeiro item a ser considerado. Na estrada, ao se deparar com chuva, o motorista deve, imediatamente, diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de para-brisa, o desembaçador e manter distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da frente. Nesse caso, manter a calma ajuda muito, pois em um possível descontrole do veículo, o motorista consegue exercer um poder melhor sobre a situação.
O maior perigo em dias de chuva é a aquaplanagem, ou seja, quando o pneu perde contato com o solo e fica sem aderência e sem controle nenhum. Isso acontece, normalmente, por três motivos: excesso de água no solo, pneus carecas e velocidade excessiva. “No caso de uma aquaplanagem, o motorista jamais deve frear o carro. A direção deve ser mantida firme, pois assim o carro volta normalmente”, alerta o gerente de vendas da Ottima Veículos, Dercy Nazareno de Freitas. Caso o motorista freie, os pneus vão ficar sem aderência, as rodas vão travar e o carro vai rodar, o que pode acarretar, fatalmente, um acidente. Para uma maior segurança, Dercy diz que, no caso de chuva na estrada, a principal coisa a fazer é diminuir imediatamente a velocidade.
Abaixo, seguem dicas da Ottima Veículos para uma viagem mais segura em caso de chuva:
1 – Todos os passageiros do veículo devem estar munidos do cinto de segurança. Isso irá garantir, no caso de um acidente, um impacto menor nas vítimas.
2- Diminua a velocidade e mantenha uma distância mínima de oito metros do veículo à sua frente.
3- Acenda o farol baixo. Além de melhorar a visão, o veículo de trás poderá se guiar melhor com as luzes vermelhas e evitar uma colisão. Se estiver em movimento, nunca ligue o pisca alerta. Ele só deve ser acionado quando o carro estiver parado.
4- Não freie bruscamente nem faça manobras perigosas.
5- Acione o para-brisas e mantenha a velocidade do limpador no mesmo nível que o volume de água.
6- Quando os vidros começarem a embaçar, passe um pano limpo por dentro do carro. Jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele só piora a situação. Tente deixar os vidros uns dois dedos abertos para criar uma circulação de ar. Ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado. O carro deve esfriar por dentro para desembaçar os vidros. Caso os vidros já estiverem embaçados, o processo é inverso, ligue o ar quente.
7- Não pense duas vezes antes de parar o carro no acostamento e esperar a chuva diminuir ou passar.