Câmara de Juruaia aprova homenagem à Mulher Trabalhadora

Publicado em 12/06/2009 - legislativo -

Durante a reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 08/06, os vereadores debateram temas importantes. Nesta edição, confira as indicações e projetos aprovados. Na próxima semana, outros destaques polêmicos em diversas áreas.

TRATAMENTO DE ESGOTO – Através de requerimento, o presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) solicitou informações à Copasa quanto à possível inclusão do município no projeto de tratamento de esgoto. Citou que o Executivo já enviou ofício a respeito, demonstrando interesse na parceria.

ESTRADAS RURAS – Através de indicação ao Executivo, o vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” – PSDB) solicitou empenho para colocação de 12 manilhas nas estradas do bairro Macaco, próximo à propriedade do Sr. João Varisto. Também o patrolamento e encascalhamento da estrada do bairro Santana, próximo à propriedade do Sr. Antenor Joana. Isto porque a estrada é utilizada para tráfego de kombis escolares e se encontra em péssimas condições.
- O vereador Nilson Pedro Garcia (“Nilsinho” – PR) solicitou a colocação de 02 manilhas na estrada do bairro Grama, na chegada da propriedade do Sr. Antônio do Bastião. Também o patrolamento e encascalhamento da estrada do bairro Grama, próximo à Igreja Assembléia de Deus, até o bairro Macacos.

CASA DA CULTURA – Através de indicação, o presidente Rodrigo pediu empenho no estudo da viabilidade de implantação de um Centro Cultural ou Casa da Cultura no município. Com isso, disponibilizando aos usuários um incentivo cultural na forma de cursos de teatro, pintura, dança, iniciação musical, bem como a implantação de curso de artesanato utilizando sobras de lingerie como matéria prima. Segundo ele, hoje a sobra de lingerie gera um grande transtorno com relação ao lixo.

SEDE PARA A ACIJU – O presidente Rodrigo também solicitou empenho no estudo da viabilidade de construção de um prédio para uso da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU). Argumentou que existe carência de mão-de-obra qualificada no município para atender a demanda de empregos no segmento da lingerie. Com isso, o prédio também poderia servir como sede da ACIJU e centro de treinamento para capacitação, bem como para outras atividades e necessidades do setor. Lembrou que o município já dispõe de terrenos favoráveis a este tipo de construção.

LIXO HOSPITALAR – O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” – PSC) pediu empenho para proceder a incineração do lixo hospitalar na reciclagem do lixo para que o mesmo não seja misturado com outros objetos.

CASA DE APOIO – O vereador Dorival Antônio da Silveira (“Dorival da Ambulância” – PSDB) pediu empenho do Executivo no sentido de providenciar o aluguel de uma casa de apoio aos pacientes que vão consultar em Alfenas. Isto ocorrendo, os pacientes e seus acompanhantes terão mais facilidade e tranqüilidade em suas consultas, podendo contar com a mesma para descansar e fazer suas alimentações.

ESTACIONAMENTO PARA DEFICIENTES –
Foi aprovado o projeto de Lei de autoria do vereador Dorival da Ambulância regulamentando a criação de vagas para estacionamento de veículos de pessoas portadoras de deficiência física em todos os logradouros próximos aos centros comerciais, bancos, entidades públicas, hospital, postos de saúde e centro de eventos. A aprovação do projeto adéqua o município às leis federais que regem a matéria, além de atender de imediato os deficientes físicos da comunidade.

MULHER TRABALHADORA – Foi aprovado por unanimidade projeto de Lei de autoria da Mesa Diretora (presidente Rodrigo, vice Lazinho e secretário Dorival) instituindo o mês de março como o “Mês da Mulher Trabalhadora” destinado a homenagear as mulheres residentes no município de Juruaia que tenham prestado relevantes serviços à comunidade. Trata-se de reconhecimento do poder Legislativo à dedicação da mulher, seu companheirismo, sua dinâmica e, sobretudo, seu apoio na construção de uma sociedade mais fraterna. Na maioria dos casos, a mulher não só trabalha dentro de suas casas, mas também fora delas, contribuindo assim com orçamento doméstico, voltado quase sempre para a possibilidade de oferecer aos seus familiares melhores condições de vida, principalmente aos filhos.

NOMES DE RUAS – Foram aprovados quatro projetos de Lei dando denominação às ruas do bairro Jardim Ângela Maria Rezende Flauzino:
- de autoria do vereador Lazinho Coelho, denominando a “rua 10” como “Rua Geraldo Cirilo Coelho”;
- de autoria do vereador Dorival da Ambulância, denominando as “ruas 2, 3 e 5”, respectivamente ruas “José Acácio Lopes, Júlio Bexor Correia e Sebastião Mariano dos Reis”;
- de autoria do presidente Rodrigo, denominando as “ruas 1, 7, 8 e 9”, respectivamente de ruas “Daniel de Rezende, Cléber Fabiani, Sebastião Bueno e Artur Bardy”;
- de autoria do vereador Carlos de Castro, denominando as “ruas 4 e 6”, respectivamente de ruas Eduardo Senedese e Carlos Dias de Castro.