Democratas intensifica agenda nos municípios

Publicado em 31/07/2009 - legislativo - Assessoria de Comunicação

947-01O presidente da sigla percorre o estado acompanhado por parlamentares; visitas visam fortalecer o partido para 2010 e ampliar sua bancada federal e estadual
De olho nas eleições de 2010 o Democratas está intensificando sua presença em todo o estado de Minas Gerais, com os parlamentares do partido visitando as bases no interior do estado e deflagrando um processo de novas filiações. O presidente estadual da legenda, deputado federal Carlos Melles, confirmou que o Democratas está criando musculatura política para a disputa de 2010, buscando com isso ampliar e fortalecer sua bancada estadual e federal e influenciar decisivamente na sucessão do governador Aécio Neves. “Nós estamos andando em Minas, faz parte de um processo como presidente do Democratas em Minas Gerais, obviamente que é a minha responsabilidade, como partido de núcleo do governador Aécio Neves. O governador tem dito em prosa e verso aos quatro cantos que o núcleo do governo dele é o PSDB e o Democratas, nós estamos sendo convidados para andar com ele e com o vice-governador em todas as regiões e em todas as cidades”, disse o deputado, pouco antes de embarcar no aeroporto de São Sebastião do Paraíso para Cataguases, na Zona da Mata, acompanhado pelo líder do partido na Assembléia, deputado Rui Muniz, do secretário de Esportes e Juventude, Gustavo Corrêa, e pela presidente do Mulher Democratas, a ex-deputada Maria Lúcia.
“Nós estamos reforçando a chapa de candidatos a deputado federal e a deputado estadual. Um desafio que vamos fazer urgente é ver se filiamos o maior número de pessoas, que o Democratas tenha uma filiação massiça no estado de Minas, um contingente forte, iniciando pelos Democratas Jovens, o Democratas Mulher, o Democratas Empreendedor, enfim todos os Democratas. Temos 96 prefeitos, temos o maior número de prefeitos do Brasil em Minas Gerais, 98 vice-prefeitos, e também e temos aproximadamente 900 vereadores, ou seja, é um partido de uma grande expressão. E nós queremos torná-lo mais ativo, mais evidente e maior ainda, porque isso representa muito para o crescimento e a consolidação no processo democrático”, frisou Carlos Melles, que também cumpre uma agenda diária de compromissos na região do Sul e Sudoeste, sua principal base de atuação política.
“ Estamos visitando todas as regiões de Minas, já que o nosso Democratas está presente nos 853 municípios, por isso precisamos dar assistência, ouvindo as bases, levando obras e boas notícias. Política é dedicação, é assistência, por isso nós temos que estar o tempo todo ouvindo as reivindicações do povo”, comentou o deputado Rui Muniz. O líder do partido destacou ainda a participação do partido no governo Aécio Neves e não se furtou em afirmar o desejo de ver o partido participar da chapa rumo ao governo do estado. “ O sucesso do governador Aécio Neves é exatamente porque ele compartilha o poder, ele tem consciência que não chegou lá sozinho. Ele chegou lá em seu primeiro mandato em uma parceria direta com o Democratas. Na reeleição dele, o Democratas estava lá, desde o primeiro momento, no qual elegemos o senador Eliseu Resende”, disse Muniz. Para o deputado do norte de Minas, o “Democratas é parceiro do PSDB, é parceiro do governador Aécio Neves. Esse mesmo modelo que deu tão certo, DEM e PSDB, tem que ser levado para o país, para elegermos Aécio Neves para Presidente da República e em Minas elegermos com certeza para governador Anastasia, tendo como vice- Carlos Melles para Minas continuar em boas mãos”.
Na visão do secretário de Esportes e Juventude, deputado Gustavo Correa, em Minas haverá a reedição da dobradinha PSDB-DEM. “ Acho que em um primeiro momento estamos aguardando o que vai acontecer em nível nacional. Hoje o PSDB juntamente com o DEM tem dois candidatos colocados, o governador paulista José Serra e o governador Aécio Neves. Com relação a Minas Gerais temos que aguardar esse desenrolar do que vai acontecer, mas no momento acho que o candidato a governador será Anastasia e o governador já disse com certeza que o DEM estará presente nessa chapa. O DEM sempre foi muito parceiro do governador Aécio Neves, muito bem afinado com o PSDB, nada mais justo do que a vaga de vice para nós”.
A presidente do Mulher Democratas, a ex-deputado Maria Lúcia, avalia que o Democratas está se fortalecendo e neste aspecto a mulher irá ter maiores espaços políticos. “É preciso primeiro agradecer essa oportunidade e que diga que realmente o DEM está passando por uma transformação muito grande, principalmente na gestão atual do deputado Carlos Melles. Temos a obrigação de ir aos municípios e instalar o DEM municipal, tanto o Democratas mulher, quanto o jovem e o empreendedor. O grande trabalho nosso como DEM mulher é fazer com que as mulheres compreendam que são importantes no contexto do desenvolvimento dos municípios, do estado e do Brasil. Por força de sermos mulheres nós temos um diferencial que é a sensibilidade, que nos coloca em junção com o homem no âmbito público se torne muito mais concreto e efetivo.”
Maria Lúcia afirmou que “ nós temos que incentivar as outras mulheres, temos que mostrar que continuamos mulheres, que temos a nossa casa, nossos filhos, nossos netos, e nós vamos continuar amando e estando com eles, mas ao mesmo tempo sabemos dividir o tempo e aplicar essa capacidade que a mulher tem, para aplicar isso nos municípios.”
No final do dia a comitiva seguiu para Belo Horizonte.