Idéia de nova rotatória é condenada na Câmara de Muzambinho

Publicado em 07/05/2009 - legislativo -

O pronunciamento da Silene Silvia Cerávolo Campedelli (DEM) com o tema “qual a motivação que nos leva à política” foi comentado novamente pelo vereador Prof. Otávio durante a última reunião da Câmara de Muzambinho ocorrida no dia 04/05. O edil argumentou que não conseguia entender a quem a colega direcionou seu discurso. Foi registrada a ausência justificada do vereador José Alves Ferreira (“Zé Gibi” – PMDB).

VEREADOR ACREDITA QUE OS PRONUNCIAMENTOS DEVAM SER MAIS DIRECIONADOS  - O vereador Otávio Luciano Camargo Sales de Magalhães (“Prof. Otávio” – PPS) comentou sobre o pronunciamento da colega Silene Silvia Cerávolo Campedelli (DEM) na última reunião. Segundo ele, embora a vereadora ter omitido as fontes, achou muito interessante seu discurso se basear em notas tão diferentes. Ou seja, Silene usou idéias tanto de Machado de Assis como também de versículo da Bíblia Sagrada. Prof. Otávio acredita que tal ponto que consta no texto bíblico, é realmente uma das espécies de infelicidade deste mundo que é a vaidade. “Como diz o texto bíblico, a vaidade há de passar como o vento”, disse. Espera também com o vento (passe e não volta), não existam na Casa de Leis discursos atravessados, que dizem mas não dizem, criticam e tiram o corpo fora e nunca dão “nomes aos bois”. Manifestou ainda que, fazendo um paralelo entre os textos de Machado de Assis e João Pinheiro de Barros Neto também utilizados pela colega, concorda que a politicagem é como uma briga de cães pelo  osso sem carne. Já a boa política preocupa com os interesses do povo. “É por esse motivo que estou na Câmara”, frisou.
Prof. Otávio comentou que a vereadora terminou seu discurso dizendo para irem a colheita, ao trabalho, sonhar e concretizar os sonhos. Ele acredita que este é o dever dos edis. Porém, para existir colheita deve existir o plantio de bons projetos e incentivo na educação e não o fechamento de escolas.
Respondendo a pergunta inicial do discurso da colega: “qual a motivação que nos leva a política”? Para ele, seria o bem do povo da cidade.
O vereador afirmou que não conseguiu entender o que a colega Silene queria dizer desde quando a mesma começou a falar sobre ética. “Às vezes pensava que o discurso era para mim, para meu grupo ou para o presidente Marquinho da Empresa ou seria ainda para os Padres Francisco e Guaraciba”, questionou. Prof. Otávio acredita que é importante dar “nomes aos bois” e revelar de quem está falando.
A vereadora Silene solicitou um aparte e explicou que seus discursos não tem endereço certo, pois serve para todos. “Se serviu para o Otávio ou para os colegas, ótimo. Que façam bom aproveito das minhas palavras. Quando tenho o endereço certo, falo e não corro da raia. Não tenho medo de nada. Que a carapuça sirva para quem servir”, acrescentou. Ela ainda manifestou que cada um tem sua maneira de falar. Uns atacam e outros fazem reflexões. “Não vou mudar meu jeito de ser. Todas as minhas falas serão neste sentido, pois pesquiso e procuro porque serve em primeiro lugar para mim”, frisou. Falou novamente que seus pronunciamentos não têm endereços, mas ao mesmo tempo serve para todos.  
Prof. Otávio criticou apenas que os discursos devam ser mais direcionados e diretos. Citou como exemplo a reunião passada quando foi falado que houve um deputado federal, único político majoritário, que foi cassado em Muzambinho. Porém, o edil salientou que pesquisou desde 1946 e não encontrou nenhum deputado majoritário em Muzambinho que foi cassado ou renunciado. “Todos que foram eleitos terminaram o mandato, tanto estadual e federal”, completou. Com isso, ele entendeu que a critica foi direcionada ao deputado federal Osmânio Pereira, que apesar de ter pairado suspeitas contra ele, não foi cassado. “Começou e terminou seu mandato e não se candidatou a reeleição. Candidato este apoiado pelos padres. De alguma forma este foi um ataque indireto aos padres”, disse. Por isso, acredita que tem que ser discursos diretos citando nomes e não usando metáforas, discursos bonitos e poéticos.
Prof. Otávio ainda criticou um jornalista que tentou espaço na imprensa local e não deu certo, dizendo que o profissional dizia que falava que o edil dizia muito “eu acho”. O vereador acrescentou que “acha” mesmo, pois não tem saber e ter certeza. Por isso, irá continuar falando o que acha e acredita. Segundo ele, ruim será quando dizer “eu sei”, pois estará sendo presunçoso. Assumiu que é o “rei do achismo”.

REUNIÃO BAIRRO PALMEIA - Prof. Otávio ainda falou sobre a reunião no bairro Palméia da qual participou junto com os colegas Gilmar Labanca e Márcio Dias afim de impedir que a escola da comunidade seja fechada. Segundo Gilmar, quando os pais foram questionados sobre o fechamento da escola, falaram que não gostariam que os alunos passassem a frequentar a escola na cidade. O Diretor de Transportes e a Secretária de Educação concordaram com a atitude dos pais dos alunos. O edil Márcio Dias acrescentou que durante a reunião quando disse se a comunidade não ia manifestar a respeito, foi dito pela secretária que não. O vereador Márcio Dias esclareceu que estiveram no bairro para apresentar o Projeto de Voluntariado em Línguas Estrangeiras, pela Mestra Cristal, e acabaram participando da reunião com a comunidade, o Diretor de Transporte Escolar, Antônio Sérgio Casagrande e a Secretaria de Educação, reunião esta muito bem conduzida por Marli Salomão e pelo líder comunitário Antônio, o conhecido “Tonhão da Palméia”. Segundo ele, o tema fora amplamente discutido, e democraticamente, chegaram à conclusão de que os alunos devem permanecer na escola do bairro. Foi tudo discutido num clima de harmonia, e principalmente de respeito mútuo, onde todos puderam colocar suas idéias, discutir propostas e chegar à conclusão final.

FELINJU - Como vice-presidente da Câmara, Márcio Dias de Souza (“Prof. Márcio” – PT) comentou que esteve representando o Legislativo muzambinhense na abertura da Felinju em Juruaia, onde estavam presentes também vários vereadores e prefeitos da região. Parabenizou o povo de Juruaia pelo evento realizado que vem conquistando cada dia seu espaço no cenário regional, estadual, nacional e agora também internacional.

IMPORTANTE REUNIÃO DO PT - Como presidente do Diretório Municipal do PT - Partido dos Trabalhadores Márcio Dias contou que esteve no dia 03/05, em Carmo do Rio Claro, representando a partido e também coordenando a mesa do Legislativo, com o tema: “Modo Petista de Legislar – As Primeiras Iniciativas nestes quatro meses”. Os vereadores de São Sebastião do Paraíso, José Luiz; Alterosa, Mauro Gil e de Arceburgo, Tico Giolo, foram os expositores. Coordenando a mesa do Executivo, o Prefeito Ismael (Ibiraci) com o tema “Modo Petista de Governar – Cem Dias de Governo”. Os Prefeitos de Cássia, Ana Cáris; Conceição Aparecida, João Alberto; de Guaxupé, Roberto Luciano e de Nova Resende, Ronei José de Brito foram os expositores. Após a reunião houve um almoço de confraternização para os participantes. O evento foi realizado pelo Coordenador da Micro Região III, Prof. Dimas dos Reis Ribeiro (Alterosa)  e o PT de Carmo do Rio Claro.

REUNIÃO DO EXECUTIVO NO BAIRRO BREJO ALEGRE - O vereador Márcio Dias falou ainda de uma reunião que aconteceu na comunidade do Brejo Alegre com a presença do Prefeito, sendo que foi a segunda reunião feita com o Executivo. Segundo ele, todos os assuntos que foram abordados na segunda reunião, já haviam sido discutidos na primeira reunião. “Ficamos satisfeitos que agora estiveram presentes outras pessoas, inclusive a colega vereadora Silene”, comentou. Esclareceu que não participou porque estava representando a Câmara no evento em Juruaia. Porém, já está a par dos acontecimentos e do que foi resolvido entre os participantes desta segunda reunião com o Executivo. “Estamos de acordo com o que foi estabelecido e vamos continuar na busca de soluções melhores para o nosso bairro Brejo Alegre e todos os bairros do entorno. Enfim, de toda nossa cidade, tanto na zona urbana, quanto rural”, acrescentou.

AGRADECIMENTO, CONGRATULAÇÃO E ESCLARECIMENTO DA PASTA DE TRÂNSITO  - O presidente Marcos Donizetti da Silva (Marquinho da Empresa – PDT) agradeceu a Secretaria Municipal de Saúde, pois na última semana em seu pronunciamento solicitou mudanças no horário das marcações de consultas e isto ocorreu.
Através de requerimento, parabenizou o servidor público Antônio Pinto Tavares que há muitos anos se dedicou ao povo de Muzambinho dentro da Prefeitura. Aproveitou para desejar boa sorte à Srta. Dacrê que assumiu o cargo de tesoureira.
Em reuniões anteriores, fez o pedido de marcação de ponto de táxi na Rua Sete de Setembro, próximo a Padaria Canaã, solicitação feita por um taxista. Nesta semana, o diretor de trânsito Luiz Fernandes Francisco comunicou que foi liberada a verba para comprar a tinta para fazer a demarcação do novo ponto. O diretor de trânsito também comentou que irá procurar uma maneira de retirar o semáforo na Praça Pedro de Alcântara Magalhães, pois o mesmo está em um local totalmente inadequado. Com relação à rotatória que o Executivo pretende executar a obra na entrada da cidade, próximo a Padaria Canaã, Marquinho da Empresa comentou que segundo o diretor de trânsito será muito difícil, pois irá utilizar o espaço grande, sendo necessário arrancar 8 palmeiras. Inclusive conversando com profissionais da empreiteira Pavidez, estes deram a idéia de colocar o semáforo no local. “Acho que lá é o lugar ideal e adequado para colocar este sinaleiro”, acrescentou.   
O vereador Gilmar solicitou um aparte e contou ter conversado com um proprietário de um estabelecimento comercial próximo ao local que querem construir a rotatória e o mesmo disse que caso isso venha ocorrer é bem provável que fecharia seu estabelecimento. Isto porque, do jeito que será feita, ninguém mais pararia lá.
O presidente Marquinho da Empresa ainda justificou usando de ironia a ausência do vereador Zé Gibi que na semana passada solicitou um aparte para falar das estradas, e nesta semana justamente não compareceu para a reunião porque não tinha estrada.

CORREÇÃO - Prof. Otávio fez uma correção no seu pronunciamento, pois foi publicado por este semanário que ele tinha criticado o deputado Geraldo Thadeu. Na realidade tinha criticado o Diretor II da SRE de Poços de Caldas, Marcos Bertozzi, pois acredita que o povo está insatisfeito com o diretor e não com o deputado, mas que tira votos do parlamentar que indicou o diretor.     
- Gilmar Labanca também esclareceu que quando disse que o problema das estradas era Joaquim e Marco Regis, na verdade quis dizer que são as pessoas que falavam isso, hoje não falam mais e não ele.