Nova mesa diretora tem formação mista de vereadores da situação e oposição
A véspera do Natal reservou surpresa com fato inédito na política de Muzambinho. Depois de impasses e divergências, a eleição da nova mesa diretora do Legislativo para o biênio 2015/2016 aconteceu na manhã do dia 24 de dezembro de 2014, culminando numa formação mista com vereadores da situação e oposição elegendo João Batista Poscidônio (PSD) como novo presidente.
A reunião teve início pontualmente às 9 horas com a apresentação de três chapas concorrentes. Porém, a chapa 01 foi eliminada da disputada pela desistência de dois membros (Pelezinho e João Poscidônio). A chapa ainda era composta por Cristiano Almeida (PDT) como candidato a presidente e Daniel Ferraz (PTB) como vice-presidente. Com isso, concorreram duas chapas. A chapa 02 foi composta por João Poscidônio (PSD – presidente), Pelezinho (PT do B – vice-presidente), Osmar Dentista (PMDB – 1º secretário) e Luquinha (PR – 2º secretário). Já a chapa 03 contou com a candidatura isolada a presidente do vereador Cristiano Almeida (PDT).
Neste momento, o vereador Cristiano Almeida questionou a forma de votação secreta, entendendo que o correto seria a votação em separado para o cargo de presidente, visto que apresentou candidatura isolada. A assessoria jurídica do Legislativo foi consultada através do advogado Dr. Fernando Cláudio de Oliveira Borelli. Sem consenso sobre a decisão a ser tomada sobre a forma de votação, o presidente Cleber Marcon (PRB) usou o Regimento Interno considerando o plenário soberano. Nove vereadores decidiram por manter a forma de votação através de cédulas apontando as Chapas 01 e 02, sendo que Cristiano Almeida protestou não manifestando seu voto e solicitando que seu agravo constasse em ata.
O processo de votação secreta aconteceu dentro da normalidade, sendo que a apuração apontou 09 votos para a Chapa 02 e 02 votos para a chapa 03. Em seguida, o presidente Cleber Marcon anunciou o resultado e considerou eleita a nova mesa diretora, sendo assim composta:
- Presidente: João Batista Poscidônio (PSD);
- Vice-presidente: José Donizete Otávio (“Pelezinho” - PT do B);
- 1º Secretário: Osmar de Lima Marques (“Osmar Dentista” - PMDB);
- 2º Secretário: Lucas Otávio Machado (“Luquinha” - PR)
Em seguida, com exceção de Cristiano Almeida e Canarinho, os demais vereadores fizeram uso da palavra parabenizando o presidente Cleber Marcon pelo trabalho realizado nos dois primeiros anos da legislatura, enaltecendo a formação mista da nova mesa diretora e parabenizando o novo presidente João Poscidônio.
JUNTOS SEREMOS MAIS - Presidente eleito, João Batista Poscidônio (PSD) agradeceu inicialmente a Deus pela oportunidade, contando com o aval do seu grupo político. Agradecendo aos votos dos colegas, afirmou que conta com a ajuda de todos no sentido de promover uma Câmara participativa e cada vez melhor. Manifestou confiança num grande trabalho, valorizando também a atuação da atual mesa diretora. “Nós juntos seremos mais para Muzambinho”, disse. Avisou que os impasses serão superados através do voto, numa decisão conjunta do plenário.
UNIÃO - O vereador Luquinha (PR) destacou a união entre os colegas, mesmo não preferindo usar a expressão “situação e oposição”. Segundo ele, desde o início da legislatura houve a tentativa de compor uma chapa mista. Como agora isto foi possível, deseja que Legislativo e Executivo possam desenvolver um bom trabalho em prol do município.
SERVIR - A vereadora Silene Cerávolo (DEM) considerou um grande avanço a eleição da nova mesa diretora através de composição mista. “A política de Muzambinho é bastante acirrada e pouco vê os benefícios que a população precisa”, disse. Portanto, seu desejo é que a atual Câmara seja diferente, participativa e democrática, ouvindo a gestão dos vereadores na discussão dos problemas mais complexos. “Estamos aqui para servir a comunidade e não para servir a cada um de nós”, completou.
IMPARCIAL - O vereador João Pezão (PRB) desejou toda sorte à nova mesa diretora, bastante humilde em sua opinião. “Que volte a democracia e de valor a todos”, falou. Mas criticou o que chamou de “diferença” desde a chamada dos vereadores no momento da votação. Para ele, a chamada deve ocorrer por ordem alfabética e não pelo poder. Também criticou a atual mesa diretora, considerando-a muito parcial nos dois primeiros anos. Em seguida, manifestou sua confiança de que a nova mesa tem a oportunidade de desenvolver um belo trabalho. Até porque o novo presidente João Poscidônio ocupará uma posição justa, visto que bateu recorde de votos na história política do município (1.500 votos) num passado não muito distante. Também elogiou os demais membros. “Tomara que esta nova mesa faça um trabalho imparcial e defenda a Câmara em todos os seus aspectos”, disse. Reclamou que os vereadores da oposição foram “massacrados politicamente” nos dois primeiros anos, merecendo respeito e o devido valor.
MORALIZAÇÃO - O vereador Nilson Bortoloti (PSDC) cumprimentou o colega Cristiano Almeida que democraticamente participou do pleito com base no Regimento Interno apresentando uma candidatura avulsa demonstrando assim a sua coragem e determinação. Porém, observando o Regimento Interno, entende que na prática a norma inviabiliza as candidaturas avulsas. Para ele, é preciso que o regimento seja revisto no tocante a este aspecto. Em seguida, Nilson cumprimentou os novos eleitos, encabeçados por João Poscidônio. Lembrou que desde início alguns vereadores tentavam uma chapa heterogênea, formada por todos os partidos que integram a Câmara. Membro da atual mesa diretora, Nilson entende que não há motivo para vergonha do trabalho realizado. “Conseguimos grandes conquistas. Esta Casa foi melhor que a outra, pois não tivemos aquelas confusões que ocorreram no passado. Esta Casa conseguir moralizar a condução dos negócios públicos com a eliminação de festas, de diárias absurdas e homenagens também absurdas”, falou. Acredita que a nova mesa diretora tem condições de dar continuidade a este trabalho, buscando a valorização do Poder Legislativo local.
DEMOCRACIA - O vereador Osmar Dentista (PMDB) parabenizou o trabalho desenvolvido pela mesa diretora no biênio 2013/2014, sob o comando do presidente Cleber Marcon (PRB). Ao mesmo tempo, congratulou-se com os colegas da nova mesa diretora. “Hoje, a democracia saiu fortalecida na Câmara Muzambinho”, disse.
CONFIANÇA - O vereador Pelezinho (PT do B) foi outro que parabenizou a atual mesa diretora, destacando sua confiança na mesa eleita para o próximo biênio. Também defendeu um trabalho conjunto. O vereador Daniel Ferraz (PRB) também manifestou votos de congratulações, manifestando sua confiança num bom trabalho a ser desenvolvido.
MISSÃO CUMPRIDA - O atual presidente Cleber Marcon (PRB) agradeceu aos colegas da mesa diretora pelo apoio nos últimos dois anos, reconhecendo acertos e falhas. Manifestou seu desejo de que a próxima mesa diretora seja ainda melhor, fortalecendo a democracia do município. “Dei a minha parcela de contribuição”, disse. Num espírito de Natal, falou sobre a superação dos conflitos e se colocou à disposição de todos. No final, agradeceu aos colegas e servidores da Câmara pela lealdade.