No dia 16/04, novamente o auditório do Legislativo de Cabo Verde esteve lotado por populares. Porém, todos acabaram frustrados porque a reunião não chegou ao fim. Isto porque às 21h30min houve uma queda no fornecimento de energia elétrica, causando um apagão em toda cidade. Com isso, a reunião foi encerrada. Numa parte da cidade o fornecimento de luz voltou às 0 horas e em outra somente às 12 horas do dia seguinte, 17/04.
Antes da interrupção, a tribuna era ocupada pela Chefe do Departamento Municipal de Educação, Deliane Vilela Silva. Ela atendeu convocação feita pelo Legislativo, sendo que sua participação vinha sendo marcada por impasses e polêmicas.
Durante sua participação na tribuna, a secretária prestou diversos esclarecimentos aos vereadores e populares. Principalmente, sobre a implantação ou não do Telecurso no Distrito de Serra dos Lemes, sendo esta uma reivindicação dos moradores. Antes, porém, justificou a sua ausência na reunião anterior (02/04). Contou que havia sido convocada para o 21º Congresso dos Dirigentes Municipais da Educação, que aconteceu durante uma semana em Belo Horizonte. No congresso, foram tratados todos os assuntos pertinentes à educação.
Deliane explicou que viajou no dia 29/03, tendo permanecido até o dia 03/04. Portanto, realmente não recebeu a convocação feita pela Câmara. O primeiro ofício foi entregue para a telefonista, que não tem autoridade para abrir qualquer correspondência. Quanto às críticas feitas à sua assessoria, preferiu agradecer e elogiar a equipe de trabalho. Segundo ela, são pessoas muito responsáveis. Além disso, sua atitude não é terceirizar problema para ninguém. Pelo contrário, entende que a equipe merece créditos pelo bom andamento da educação no município.
Em seguida, a secretária falou especificamente sobre o tema que gerou todo impasse. Ou seja, a possibilidade ou não de implantação do Telecurso no bairro Serra dos Lemes, conforme pedido dos moradores. Se declarando “apaixonada” pela metodologia do Telecurso, garante que é uma grande incentivadora no município. Gostaria, inclusive, que a escola regular entendesse o trabalho e se adequasse às suas propostas pedagógicas. A Secretária fez uma ampla explanação sobre o Telecurso e as obrigações do município na área educação (LDB). Revelou que cabe ao município a educação até o 5º ano de escolaridade (antiga 4ª série). A partir daí, o município pode trabalhar com outras modalidades de ensino se for através de convênio e uma vez que toda faixa etária seja atendida.
Deliane explicou que o Telecurso foi implantado em Cabo Verde no ano de 2002. Desde então, esta modalidade de ensino foi promovida em vários bairros, quando a demanda existe de fato. Assim, havia o Telecurso na Serra dos Lemes até o mês de julho do ano passado.
ADIAMENTO – Com a queda no fornecimento de energia elétrica, a reunião foi encerrada com a expectativa de que a Secretária dê continuidade aos esclarecimentos na próxima reunião. Também serão novamente apreciados os requerimentos apresentados, mas que acabaram não sendo votados.